X

Santo André ganha planetário mais moderno do país

Santo André já abriga o mais moderno Planetário do Brasil. Localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento, de Santo André, o planetário Johannes Kepler é o único com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.

Planetário Johannes Kepler

Para proporcionar uma experiência inesquecível em um céu estrelado, foram integrados dois projetores Sony que exibem imagens em 360º (full dome). O resultado é um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema imersivo de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.
O projetor instalado no planetário Johannes Kepler foi fabricado pela Empresa Alemã Carl Zeiss, modelo Starmaster SB e que utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela, a platéia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real, ou muito próximo disso.
Educação
Todos esses recursos técnicos têm o objetivo de ensinar e divulgar a Astronomia e suas ciências correlatas. Dentro dessa proposta, o Planetário Johannes Kepler, localizado nas instalações da Sabina Escola Parque, um espaço da Secretaria de Educação de Santo André, estruturou diretrizes pedagógicas atuais voltadas para diferentes públicos e educadores nas diferentes áreas que atuam.
Nesse espaço que agrega a popularização do conteúdo científico, a reflexão e a discussão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade e no meio ambiente têm como intuito propiciar o aprendizado de forma significativa e contextualizada, pelo qual a articulação entre as disciplinas propiciem a aquisição de habilidades e competências, com objetivo de formar um cidadão crítico. Como todas as instalações da Sabina, durante a semana, as apresentações do Planetário são exclusivamente para os alunos de escolas agendadas
Programação
Aos finais de semana e feriados, adultos e crianças poderão assistir à sessão do Planetário em dois horários: às 13h30 e 16h.
Tema da sessão: Limite
Nesta sessão, o público é convidado a embarcar em uma jornada para explorar os limites do Universo. Durante essa viagem, são mostrados os instantes iniciais do Big Bang e como ele evoluiu para a estrutura que observamos hoje, mostrando a formação das galáxias, das estrelas e de nosso Sistema Solar. Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos. Não recomendamos sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.
Como participar
Aos sábados, domingos e feriados, a partir das 12h, os visitantes que já se encontram dentro da Sabina e tiverem interesse em assistir uma das apresentações da programação deverão retirar cartão individual da sessão pretendida, segundo ordem de chegada na fila do guichê de informações do Planetário, na área interna da Sabina (no piso térreo).
Cada visitante terá direito, ao adquirir ingresso, a assistir somente uma sessão da programação disponível no dia. Os cartões serão distribuídos até se esgotarem, por ordem de chegada, somente para quem estiver na fila, mediante apresentação do ingresso adquirido na Sabina.

Imprensa:

This website uses cookies.