X

MISSA DOS TRABALHADORES

1º DE MAIO DE 2012 – 9 HORAS – IGREJA MATRIZ DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Tema: “VIVER PARA TRABALHAR OU TRABALHAR PARA VIVER?”

Como acontece desde 1980, este ano será realizada a tradicional Missa dos trabalhadores no dia 1º de maio. Será às 9 horas na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo, presidida pelo Cardeal Dom Claudio Hummes, que foi Bispo da nossa Diocese de 1975 a 1996. Este foi convidado pelo atual Bispo, Dom Nelson Westrupp.
Todos sabemos que no nosso Grande ABC, fatos memoráveis aconteceram na década de 1980, quando a classe trabalhadora desta região demonstrou sua consciência e força, realizando manifestações que exigiam direitos trabalhistas, o que repercutiu no mundo todo.
Todos se lembram também, que no momento de intervenção nos sindicatos, a Igreja abriu as portas para que os operários se reunissem e abrigassem as doações de mantimentos a eles enviadas e realizassem suas reuniões.
Foi justamente naquele momento que as lutas operárias ganharam mais força e atenção de todo o mundo, quando o Bispo na época, Dom Claudio Hummes expressou todo apoio aos trabalhadores e suas justas reivindicações. Na época (1979) foi desenvolvida, a Pastoral Operária, uma pastoral social a serviço da classe trabalhadora urbana.
Assim, para nossa alegria, neste ano, a tradicional Missa dos trabalhadores será presidida por Dom Claudio Hummes, relembrando e resgatando essa história marcante de nossa região. É justamente um dos grandes objetivos dessa Missa festiva, guardar a memória das lutas operárias, desde os trabalhadores sacrificados em Chicago (1886) até as manifestações dos dias de hoje, pois há muito o que conquistar, principalmente diante do fato de que a classe trabalhadora cada vez mais VIVE PARA TRABALHAR, com jornadas estafantes
que tomam suas vidas, impedindo até mesmo, os momentos de lazer, reflexão e luta. Por isto, o tema:

“VIVER PARA TRABALHAR OU TRABALHAR PARA VIVER?”
Mais informações – Pastoral Operária – Antonia Carrara – cel. 8249-7086 (TIM) – Aparecida Costa – 3424-2463 (Livre)

Imprensa:

This website uses cookies.