X

População andreense ganha Praça de Exercícios do Idoso

Trata-se da primeira da cidade e a única do gênero na região do ABC

O Fundo Social de Solidariedade, entregou à população de Santo André a primeira Praça de Exercícios do Idoso do município, no

Ao som de variados ritmos, os visitantes participaram de aula de aquecimento

Parque Antônio Flaquer (Ipiranguinha). Trata-se do primeiro equipamento do gênero na região do ABC. A previsão é que outras praças como essa sejam inauguradas na cidade até o final do ano.
Na Praça de Exercícios do Idoso, os usuários utilizam equipamentos de ginástica que fortalecem a musculatura, contribuindo preventivamente para evitar quedas ao melhorar o equilíbrio e o deslocamento, além da reabilitação motora. Mas um dos principais benefícios é o estímulo ao convívio social.
A solenidade foi aberta com apresentação da Banda Lira, que completou 94 anos neste dia. O prefeito, Dr. Aidan Ravin, destacou os benefícios que a população idosa terá com o novo espaço, entre eles a prevenção de doenças. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Ravin, ressaltou que a Praça de Exercícios do Idoso foi uma grande conquista para a cidade, e que a iniciativa tem sido trabalhada há mais de um ano em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Explicou ainda que o projeto só foi possível pela integração com diversas áreas, como a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depav). A presidente do Fundo Social de Solidariedade também explicou que a praça é exclusiva para a pessoa idosa, diferente das Academias ao Ar Livre, voltadas para crianças, jovens, adultos, e idosos.
A vice-prefeita, Dinah Zeckcer, disse que uma das preocupações da Administração é oferecer uma vida com mais qualidade aos munícipes. Disse também que uma das vantagens para as pessoas que moram próximas a esse tipo de local é não precisarem se deslocar do bairro para fazer atividades físicas em outros lugares.
A Secretaria de Saúde também realizou ações preventivas, como aferição de pressão, medição de glicemia dos visitantes. Já a Coordenação da Saúde do Adulto e do Idoso promoveu atividades como a Caminhada Orientada que visa, entre outros benefícios, à redução da obesidade e de doenças crônicas.

Projeto
O projeto da Praça de Exercícios do Idoso, desenvolvido pelo Dr. Egídio Lima Dórea, foi doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que, por suavez, compartilhou o trabalho com o Fundo Social de Solidariedade de Santo André.
A Praça de Exercícios do Idoso tem seis aparelhos, entre eles: Estação Barras Paralelas, Ergonometria, Rampa-Escada, Senta-Levanta. A Estação Reabilitação conta com dois equipamentos: a Placa Giratória e a Escada para Dedos.
O local foi desenhado para permitir a realização de exercícios físicos sem o acompanhamento de especialista. Ainda assim, em alguns dias da semana, durante os horários de maior utilização dos equipamentos, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, por meio do Departamento de Esportes, realizará plantões para explicar aos idosos a utilização correta de cada estação.

Imprensa:

This website uses cookies.