Espaço amplia e qualifica serviços destinados a adultos que vivem nas ruas
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de São Bernardo do Campo foi inaugurado quinta-feira (10) pelo prefeito Luiz Marinho. O espaço, localizado na Avenida Redenção, 271, no Centro, permitirá a ampliação e a qualificação do atendimento para os adultos que vivem nas ruas.
O local possui recepção, salas de atendimento individual, para equipe técnica e de abordagem social. Os moradores de rua acolhidos serão encaminhados para diversos serviços da Prefeitura. Eles também poderão utilizar a área de convivência para leitura e um espaço para cuidados com a higiene pessoal (vestiário, chuveiro etc.).
Para Marinho, é preciso que os demais municípios assumam a responsabilidade e auxiliem as pessoas que moram nas ruas.
O número de profissionais que abordam esses moradores foi ampliado de três para 16. Os educadores sociais orientam que essas pessoas se dirijam espontaneamente ao novo centro. O serviço funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 23h.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), Márcia Barral, desde 2009, a Administração tem qualificado os serviços e humanizado o atendimento as pessoas que vivem na rua.
Para o usuário do serviço, Edmir da Silva, 41, que viveu oito nas ruas, o novo espaço ficou excelente. “Em nenhum outro município tinha visto uma estrutura para a população de rua como esta. Por ter pessoas que acreditavam em mim, hoje eu estou aqui”, salientou.
Funcionamento
No Centro de Referência, a população de rua é atendida por equipe multidisciplinar, que inclui assistentes sociais. Eles avaliam as necessidades do morador, que poderá ser encaminhado para os diversos serviços da Prefeitura.
Entre eles está o Albergue, na Rua dos Vianas, 194, no Centro, para pernoite. Ao longo do dia, ele oferece café da manhã, almoço e jantar, espaço para higiene pessoal e atendimento social. O horário de acolhida é das 17h às 19h.
No local também funciona o Centro de Convivência, que, além de alimentação, coloca à disposição espaço para higiene pessoal, atividades voltadas para integração social e socioeducativas e sala de televisão. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
Outro serviço é a Casa de Integração, no Riacho Grande, que oferece moradia provisória para homens, bem como ações articuladas com outras secretariais, como Saúde, Fundação Criança, Segurança Urbana, Serviços Urbanos, Orçamento e Planejamento Participativo, entre outros. Em abril, foram atendidas mais de 300 pessoas nos serviços da Administração.
O horário de funcionamento do Centro de Referência para a População em Situação de Rua é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone: 4126-3887.