X

Banco de sangue de São Bernardo precisa de doadores

Para aumentar a captação de doadores, o serviço realiza até o final deste mês palestras em empresas de ônibus e campanhas em parceria com os bombeiros

O Hemocentro Regional precisa ampliar o seu estoque de bolsas de sangue. Devido ao inverno e ao período de férias, o número de doadores no mês costuma cair em até 30% devido à diminuição de doação espontânea. Localizada na Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, a unidade conta atualmente apenas com 50% de sua capacidade, o que corresponde a 1,2 mil bolsas.
Para aumentar a captação de doadores, o serviço realiza até o final deste mês palestras em empresas de ônibus e campanhas em parceria com os bombeiros do Grande ABC. O Hemocentro é gerenciado pela Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), responsável pela coleta e gerenciamento da transfusão sanguínea do complexo hospitalar da Prefeitura de São Bernardo, formado pelo Pronto-Socorro Central, Hospital Municipal Universitário e Hospital de Ensino Anchieta.
Segundo a gerente da Colsan no ABC, Solange Rios, é importante que a população torne a doação de sangue um hábito, não deixando para participar apenas em casos de emergência, quando algum familiar ou conhecido necessita. O banco de sangue precisa, principalmente, do sangue tipo O positivo e negativo, além dos tipos A e B Negativo. “Em média, coletamos 1,2 mil bolsas/mês, mas precisamos de no mínimo 2 mil para manter o estoque estável. Neste último final de semana, por exemplo, recebemos apenas 100 doadores nos quatro postos de coleta da região”, reforça.
Como doar – Para participar é preciso apresentar boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos para mulheres e 65 para homens, peso igual ou superior a 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento de identificação oficial com foto. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90. O voluntário deverá passar por um processo de triagem com alguns exames e uma entrevista para que a doação tenha total segurança e reduza riscos de transmissão de doenças aos pacientes que recebem a transfusão.
A coleta é feita de segunda a sábado, das 8h às 13h. O Hemocentro funciona na Rua Pe-dro Jacobucci, 440, Vila Eucli-des (atrás do Poupatempo). Informações pelo telefone 4332-3900.

Imprensa:

This website uses cookies.