X

Nosso século passado.

O século 20 é glorioso e mal visto – um século de triunfo e tragédia, de esplendor e sofrimento, de fantasia e catástrofe. Foi o século do impacto, do imediato e do inesperado.
Este século descortinou a política, a guerra, as correntes sociais e intelectuais, a ciência e a tecnologia, a literatura e as artes, a moda e os esportes. Ao reavaliar o século passado consultamos a nostalgia e a própria vida.
O século 20 foi caótico, repleto de angústia e de sangue, mas também de heroísmo, esperança e sonhos. Como os historiadores do futuro avaliarão essa era atordoante e atordoada? Supondo é claro, que a despeito das armas mortíferas, haverá sempre uma posteridade capaz de lembrar desse passado. Qual será o legado do século 20 para os vindouros?
Neste século passado a ciência e a tecnologia, arrebataram a humanidade para a era da eletrônica e do computador, jamais imaginada mesmo por Júlio Verne. Essa corrida frenética está levando a humanidade além do planeta Terra. Se os historiadores do futuro escreverem sobre o século passado, certamente será sobre a época em que o homem rompeu com as
amarras da Terra e se lançou ao espaço.Lembrando também de nosso grande triunfo – alibertação da incrível força aprisionada no interior do átomo.
Se a raça humana escapar ao suicídio, os historiadores do futuro disporão de outros legados do século 20 – e certamente não deixarão de perceber o fim do mundo eurocêntrico. Durante cinco séculos, idéias, valores, tecnologias e armas européias dominaram os mais longínquos cantos do mundo. No século 20, o Terceiro mundo soltou-se dos grilhões do império ocidental.A Ásia começou a sobrepujar a America e a Europa no próprio campo da indústria
pesada e da alta tecnologia do Ocidente.
Avanços tecnológicos e radicais mudanças geopolíticas vêm sujeitando as instituições e os valores herdados a tensões sem precedentes. O século 20 tem sido palco de violentos conflitos ideológicos. O ideal da liberdade individual ficou associado à insegurança econômica e ansiedade pessoal. Uma das conseqüências foi a revolta contra a sociedade livre.
O fanatismo ideológico marcou o século com guerras, contudo, os inflamados conflitos que tanto nos preocuparam hoje talvez não interessem muito a nossos descendentes. Olhando para o século 20, o homem do futuro talvez fique atônito diante da desproporção entre as causas de nossa guerra civil global, que bem podem parecer triviais, e suas consequências, que poderiam implicar a destruição do planeta.
Contudo, o século ainda encontra tempo para reafirmar a vida e a busca da felicidade. É um século de grande esplendor nas artes, nas esculturas, nos romances, no teatro, na poesia, na música, nos filmes e na comédia. Se foi um século de tristezas, foi também um século de alegrias.E essa mesma paixão pela afirmação da vida poderá nos dar força para enfrentar as ameaças que o vituosismo cientifico e tecnológico de nosso século legou à humanidade.
Teremos inteligência e a determinação para encontrar meios de salvar a raça humana do extermínio? A resposta a essa pergunta, desvendará o significado definitivo do século 20.

Imprensa:

This website uses cookies.