X

Seis anos de avanço no combate à violência contra a mulher

A Lei Maria da Penha atingiu seis anos de implementação, e é um dos maiores avanços no combate à violência contra as mulheres no Brasil. O nome desta lei refere-se à Maria da Penha uma cearense que não se rendeu a violência doméstica que sofria de seu companheiro que tentou matá-la duas vezes, durante 20 anos esta cearense guerreira lutou por justiça e seu agressor ficou preso em regime fechado por apenas dois anos.
Maria da Penha, mulher de grande coragem, transformou seu drama em instrumento de mobilização e luta para tantas outras mulheres que sofrem violência em seus lares. E os casos de violência contra a mulher infelizmente ainda é muito alto, existe em nosso país o registro de dois milhões de caso de violência doméstica e familiar por ano. A lei luta contra o fato que muitas mulheres ainda não denunciam os casos de violência, que em maioria o agressor é próprio companheiro, por isso é importante a sociedade brasileira se apropriar da lei e ajudar na sua divulgação e fortalecimento para cada vez mais contribuirmos para o fim desta violência covarde e cruel contra as mulheres. A lei vêm no intuito de corrigir a desigualdade de poder que existe entre homens e mulheres em nossa sociedade.
A elaboração da lei Maria da Penha foi realizada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e têm um grande significado no sentido de garantir uma vida sem violência para as mulheres, seus filhos e filhas e apresenta mecanismos para prevenir, coibir e proteger as vítimas de violência doméstica e punir quem comete a agressão.
Por isso é importante comemorarmos este avanço na legislação brasileira, sabendo que ainda não atingimos o ideal, mas o caminho está sendo trilhado, existem hoje diversas entidades e órgãos responsáveis que trabalham com a questão da defesa dos Direitos das Mulheres, é bom conhecermos os trabalhos nos municípios que visam proteger esses direitos, cobramos do poder público medidas que garantam a aplicação da lei Maria da Penha que é um marco em nossa história que garante os Direitos das Mulheres por uma vida sem violência.

Imprensa:

This website uses cookies.