X

Luiz Marinho discute mobilidade urbana e saneamento básico no Consórcio

Luiz Marinho e prefeitos da região em reunião do Consórcio Intermunicipal

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, durante a 30ª Reunião Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na sede da entidade, em Santo André; no encontro, em que técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo apresentaram o cronograma de obras para a região, o prefeito falou sobre os projetos que São Bernardo está implementando para melhorar a mobilidade urbana.
De acordo com Marinho, o município vai construir nos próximos anos 12 corredores de ônibus. A proposta é melhorar o desempenho dos coletivos, que farão o percurso com mais agilidade, além de garantir mais conforto e economia ao usuário, que poderá fazer a integração com os ônibus intermunicipais e, futuramente, com a Linha 18 – Bronze do metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí, em São Paulo.
Outra ideia para aumentar a rapidez dos ônibus é aproveitar os corredores de trólebus no município, como na Avenida Brigadeiro Faria Lima, para a circulação dos coletivos. Como explica Luiz Marinho, para que isso ocorra é necessário chegar a um acordo com o Governo do Estado, que administra as linhas de trólebus por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
“Nosso compromisso é garantir um transporte público de qualidade por meio da reestruturação das linhas atuais e da oferta de novas alternativas para a população, como sistemas integrados, opções de transporte fluvial na Represa Billings e até teleférico para regiões de difícil acesso”, citou o chefe do Executivo.

Obras da Sabesp

Durante a reunião do Consórcio, técnicos da Sabesp apresentaram aos prefeitos o andamento do Projeto Tietê. As obras, iniciadas em 2011, preveem, entre outras coisas, a construção de coletores tronco para a captação de esgoto.
A companhia de saneamento básico aproveitou o encontro para detalhar para os prefeitos o Programa Pró-Billings, que levará o esgoto coletado na bacia para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC. Estão previstos 33 quilômetros de coletores tronco, 100 quilômetros de rede de esgoto e 40 estações elevatórias, sendo três, de grande porte, em São Bernardo.
Os chefes do executivo ouviram, ainda, relatos dos integrantes dos Grupos de Trabalho do Consórcio sobre Mobilidade, Defesa Civil e Segurança Pública.
Outras pautas abordadas na reunião foram a realização de evento na região envolvendo Procons de todo o Estado de São Paulo e a discussão sobre diversidade étnico-racial nas escolas, ambos previstas para acorrer entre o final de agosto e início de dezembro. Também foi discutida a realização, entre 29 de novembro e 01 de dezembro, da 3ª Feira Industrial Serviços e Negócios Grande ABC 2012, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo.

Imprensa:

This website uses cookies.