X

Então é Natal…

Calma, você não leu errado, com o retorno às aulas em agosto, muitos já estão contando nos dedos para as próximas férias e adivinha o que vem com elas? Pois é, querendo ou não, dia 25 de dezembro está logo aí.
O Natal é a data mais querida entre todas, onde todos presenteiam todos, o Papai Noel sempre está disposto a alegrar a criançada. E é exatamente nesta data que muitos acabam iniciando um descontrole financeiro em suas vidas.
Dezembro, o mês da alegria, vem as férias, o 13º salário, participações nos lucros e resultados, abonos, etc. E com todo esse dinheiro que você estava aguardando à tempos, vem a ceia de natal, o presente dos familiares, aquela querida viagem de fim de ano, entre outros. Com tanto dinheiro em mãos, e tanta coisa pra fazer com ele, as pessoas acabam não tendo controle e começam o ano com problemas financeiros.
Muitos aguardam dezembro para pagar suas dívidas, outros acabam esquecendo elas e faz a festa nas lojas, e tem aqueles que fingem que nada aconteceu só para guardar todo montante. Mas a grande maioria acaba endividada.
Antes de mais nada, temos que nos planejar para a chegada do natal e fim de ano. Sim, pode ser agora mesmo em agosto, pare o que está fazendo e analise sua situação financeira. Está com dívidas? Possui alguma reserva para ficar tranquilo no fim do ano?
O que a grande maioria acaba esquecendo, são as contas de janeiro, onde aparecem todos aqueles “i”, IPTU, IPVA, etc. Portanto, antes de mais nada, ao receber todos benefícios de dezembro, devemos calcular tudo que devemos pagar, ao destinar cada centavo para quitar suas dívidas, ai sim podemos celebrar com tranquilidade essas datas.
Vale lembrar que, para termos sucesso financeiro, é necessário se planejar, gastando sempre menos do que se ganha, querendo ou não, educação financeira lhe trará tranquilidade não apenas nas suas economias, mas também com seu bem estar.
Estar bem equilibrado com suas finanças faz com que não pense em problemas financeiros, dando assim liberdade para sua mente estar bem consigo mesmo e até mesmo melhorar seu desempenho profissional.

Bruno Chacon:

This website uses cookies.