X

A fantasia de 1º mundo

Em São Caetano do Sul adoram o discurso de cidade do “primeiro mundo”, mas afinal sabem-se do que se trata ser de 1º Mundo? Tal denominação teve início no período da Guerra Fria para designar um conjunto de países capitalistas de economias desenvolvidas, atualmente são chamados de países desenvolvidos, centrais (ricos), que possuem elevados indicadores sociais.
De fato o município de São Caetano do Sul possui indicativos bem elevados de desenvolvimento econômico e social, mas estamos falando de um território de apenas 15,3 km². A cidade não está descolada da região como aspiram muitos que vivem nela, a cidade está localizada na importante Região do Grande ABC que compreende sete municípios, região esta que se destaca pelo seu pólo industrial e pelo amplo setor de serviços.
Ser de 1º mundo compreende-se também uma distribuição de renda relativamente justa, de modo que as diferenças de classes sociais não sejam tão grandes, ou seja, a “distância” entre pobres e ricos, por exemplo, não seja exorbitante. Será que é isso que ocorre em São Caetano? De fato não, as famílias mais humildes do município, a classe trabalhadora aos poucos vai sendo expulsa da cidade, mas expulsa não com um cartão vermelho escancarado, mais aos poucos, diria pelo acúmulo de cartões amarelos trazendo o exemplo das punições aplicadas no futebol. A especulação imobiliária, os altos custos de vida vão se mostrando inviáveis para as famílias trabalhadoras, moradores antigos vão vendendo suas casas abrindo espaço para os condomínios residenciais de alto padrão, os jovens casais de trabalhadores da cidade não encontram meios para adquirir imóveis ou ao menos pagar os alugueis, também saem da cidade, a cidade não possui um programa generoso de habitação popular que contemple a demanda de moradia na cidade. Não dá para ser “primeiro mundo” dessa maneira excludente!
Estamos em ano de eleições municipais, o que agita bastante a cidade em termos de discussão propostas, projetos políticos que beneficiem a população. Ser de “primeiro mundo” entende-se também que a democracia tende a ser praticada, uma vez que o Estado sofre reivindicações dos cidadãos e as reconhece e busca executá-las. Mas acompanhando um pouco toda essa movimentação nas ruas e, sobretudo na internet nota-se uma política do medo, onde as pessoas não podem manifestar livremente suas opiniões, com medo de represálias, principalmente se as opiniões forem ao contrario do pensamento vigente. Então povo de São Caetano um pouco mais de pés no chão e tirem a fantasia de primeiro mundo por um tempo, fará bem.

Imprensa:

This website uses cookies.