X

Brasil “conquista” a menor taxa Selic da história

Quarta passada (29/08) o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros em 0,50 pontos percentual, deixando a Selic em 7,5% ao ano. Esta redução faz com que tenhamos a menor taxa da história. Quem diria que um dia estaria presenciando isso, sendo que há pouco tempo atrás estávamos com uma taxa de dois algarismos antes da vírgula. Com essa redução, nosso país conquista a quinta maior taxa do mundo, parece ruim, mas já estivemos em situação bem pior. Vale lembrar que aqueles países que se dizem “desenvolvidos”, possuem taxa próximo a zero ponto percentual.
Mas afinal, o que muda em nossas vidas uma Selic baixa? A taxa alta, que sempre assombrou a população brasileira, agora está caindo e de acordo com muitos analistas, desta vez cairá definitivamente. Uma Selic baixa muda tudo na economia, muda sua forma de investir, negociar dívidas, empreender, entre outros.
Quanto menor a Selic, mais barato fica o dinheiro, ou seja, ao tomar empréstimos pagamos menos juros pelo dinheiro que pegamos. Para empreendedores de plantão essa notícia é uma das melhores, pois eles podem construir seus negócios pagando menos juros. Isso é bom para a economia em geral que terá mais empreendimentos, gerando mais empregos. Para os investidores, a renda fixa atrelada à Selic não fica atraente quando a taxa cai, pois diminui ainda mais a rentabilidade. Outro problema para os investidores e poupadores é que, com a Selic em queda, a famosa poupança tende a render menos ainda.
Para aqueles que não empreendem e também não investem, o que resta é aproveitar da melhor maneira possível a queda da taxa de juros. Antes de mais nada, devemos estar preparados para esse grande momento da economia, não adianta nada fazer dezenas de empréstimos só porque o juros está baixo e no fim não conseguir pagar a parcela.
O que podemos fazer neste momento é aproveitar para trocar as dívidas caras que já estão sendo pagas, por dívidas mais em conta. Por exemplo, se estiver pagando uma dívida com 3% ao mês, por que não refinanciar seu carro por 0,99% ao mês e quitar o outro empréstimo? Existem várias alternativas, as oportunidades estão ai, basta apenas pararmos para analisar.
E tem mais, muitos não gostam da palavra dívida, mas existem dois tipos de dívida, a dívida ruim e a dívida boa. Já pensou em ter uma dívida boa? Parece até piada, mas isso pode ajudar e muito para seu sucesso financeiro. Caso queira conhecer melhor essa dica de educação financeira, basta acompanhar o próximo artigo.

Bruno Chacon:

This website uses cookies.