X

FMABC em campanha contra consumo de álcool antes de dirigir

Entre jovens, 31% dirigem depois de beber. Mobilização dia 25 inclui folders e informações em frente ao Shopping ABC

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Faculdade de Medicina do ABC promovem dia 25 de setembro próximo a campanha “Álcool e Direção – Uma Mistura que Não Combina”. Haverá ações em várias Capitais do país com distribuição de folders e orientação aos motoristas, pedestres e motociclistas. No Grande ABC, a mobilização ocorre no cruzamento da Praça Ives Otta com Avenida Pereira Barreto, em frente ao Shopping ABC, das 10h às 12h. Participam professores e alunos da Liga de Ortopedia e Traumatologia da FMABC.
A campanha ressalta seis regras básicas para andar no trânsito com segurança: se beber, não dirija; respeitar as leis do Código de Trânsito; usar sempre cinto de segurança, inclusive no banco de trás; não ultrapassar limites de velocidade; não utilizar celular ao dirigir; para os motociclistas, evitar o ziguezague ao volante e nunca deixar de utilizar corretamente o capacete.
Pesquisas feitas pela SBOT constatam dados alarmantes em relação à condução dos brasileiros no trânsito. 87% dos ocupantes no banco de trás de cerca de 6 mil veículos analisados não utilizavam cinto de segurança e a maioria era criança. Entre os motoristas a adesão foi de 98%. Já entre passageiros no banco da frente, 25% andavam sem cinto.
Em relação à bebida, outra pesquisa da SBOT com estudantes universitários concluiu que 42% dos entrevistados estão expostos a riscos no trânsito: 31% disseram que dirigem depois de beber, 6% voltam dirigindo depois de ter bebido muito e 5% dos jovens declararam que nunca têm um amigo que possa conduzir o carro na volta de uma balada sem ter ingerido álcool.
Em relação às distrações no trânsito, uma terceira pesquisa da entidade revelou que 66% dos pedestres entrevistados se distraem ao atravessar uma rua falando ou digitando no celular. Entre os motoristas, 84% foram flagrados falando ao celular e dirigindo ao mesmo tempo.

Década de Ações

A SBOT tem feito campanhas permanentes sobre o problema e lembra que a ONU instituiu 2011 a 2020 como a Década de Ações Para a Segurança no Trânsito. No ano passado a FMABC também abraçou a causa. “Vivemos diariamente o sofrimento de familiares e amigos com as perdas e as limitações após um acidente”, afirma o presidente da SBOT, Geraldo Motta.
O coordenador de ações institucionais da SBOT, Edilson Forlin, esclarece que, no Brasil, quase 150 mil pessoas são internadas todos os anos em decorrência dos acidentes de trânsito e no mundo, cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem por causa da violência no trânsito. “A maioria é adulto jovem, entre 15 e 44 anos, e o álcool está por trás de 30% desses números. Somente com fiscalização e responsabilização cível e criminal é que iremos mudar esse quadro”, cita Forlin.

Serviço: Campanha “Álcool e Direção – Uma Mistura que Não Combina”. Local: em frente ao Shopping ABC, no cruzamento da Av. Pereira Barreto com Praça Ives Otta, Santo André. Data: 25 de setembro, das 10h às 12h.

Imprensa:

This website uses cookies.