X

SBC irá capacitar profissionais da Saúde para testes rápidos de HIV e Sífilis em UBSs

Teste rápido deverá estar disponível ainda este ano em todas as UBSs para as gestantes durante a primeira consulta do pré-natal

A Prefeitura de São Bernardo do Campo irá capacitar 200 profissionais de saúde, da Rede de Atenção Básica, para realização de testes rápidos para diagnóstico do vírus HIV e sífilis, doença sexualmente transmissível. A medida vem ao encontro de uma portaria publicada pelo Ministério da Saúde no início do ano e que define competências e recomendações para a realização dos testes na atenção ao pré-natal para gestantes dentro dos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
A qualificação, direcionada a enfermeiros e apoiadores da rede municipal de saúde, que atuam junto às 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), será realizada nos dias 18, 23, 25, 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 9h às 17h, no auditório da universidade Uniban, no Rudge Ramos. Haverá também atividades no laboratório da instituição de ensino. As ações serão coordenadas por técnicos do Programa Municipal DST/Aids e da Atenção Básica.
A proposta é ainda este ano disponibilizar em todas as UBSs da cidade o teste rápido para as gestantes durante a primeira consulta do pré-natal. A medida integra a Rede Cegonha, que instituiu no SUS uma rede de cuidados que assegura à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério. A estratégia da rede garante ainda à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
HIV – Os testes rápidos de HIV já são usados nos serviços de saúde desde 2004. Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido não exige grande estrutura para sua realização, e com apenas uma gota de sangue o paciente tem o seu resultado. Em São Bernardo, o CTA está localizado no ambulatório da Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Centro. O serviço também é ofertado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na UBS Alvarenga (Rua Leonardo Martins Neto, s/nº, Bairro Alvarenga).
A equipe do CTA orienta e previne sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), além de realizar exames sorológicos para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Também disponibiliza o teste rápido para HIV, preservativos e gel a populações de maior vulnerabilidade. O atendimento é individual, sigiloso e confidencial.

Imprensa:

This website uses cookies.