O seminário reuniu cerca de 120 cidades que pleiteiam o título de estância turística, entre as quais São Bernardo do Campo
Revitalização do Parque Cidade da Criança, do Parque Estoril, nova sinalização turística, lançamento de um guia e de um site específicos para o setor e a implantação do Grupo de Trabalho de Turismo foram algumas das ações apresentadas pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, nesta terça-feira (23), no 2º Encontro Estadual de Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico, em São José dos Campos.
São Bernardo, uma das 120 cidades que pleiteiam o título de estância turística no Estado, marca presença pela segunda vez no seminário, cuja primeira edição foi em junho deste ano em Barra Bonita. Em junho também foi protocolado na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria da deputada estadual Ana do Carmo para transformar São Bernardo em estância.
O seminário estadual é promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, e tem a finalidade de fornecer informações de infraestrutura aos municípios que pretendem ingressar na classificação “turismo”. Antes de ser reconhecida como estância, a localidade precisa ser declarada “de interesse turístico”.
Atualmente, 67 cidades de São Paulo são estâncias. “Além de apresentar as ações e projetos de São Bernardo voltados à área, já nos prontificamos a sediar o próximo encontro no ano que vem”, citou a diretora de turismo de São Bernardo, Soraia Dias.
Estância – A Organização Mundial de Turismo define estância como área de destino turístico que é mais ou menos sustentável e que providencia uma vasta extensão de estabelecimentos e serviços hoteleiros, especialmente os designados para diversão, repouso, experiências de aprendizagem e saúde. Uma proposta que amplia a participação dos municípios neste ranking está sendo elaborada por uma comissão de deputados.