Câmeras externas vão monitorar rede municipal de ensino
A Secretaria de Segurança Pública de Mauá está instalando sistema de alarme e monitoramento da rede municipal de ensino e de prédios públicos, como Paço Municipal, secretarias e unidades de saúde. O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 milhão (recursos próprios) e a previsão é de concluir os trabalhos em dezembro.
De acordo com o secretário de Segurança, Carlos Wilson Tomaz, câmeras internas e externas vão monitorar a rede pública com o objetivo de prevenir ações contra a população e proteger o patrimônio público. Tomaz acrescenta que o monitoramento externo nas escolas é uma forma de planejar políticas públicas de combate à violência, ao vandalismo e o tráfico de drogas.
A EMEJA Clarice Lispector, na Vila Bocaina, com 1.200 alunos matriculados, e a EM Darcy Ribeiro, na Vila Independência, com 700 alunos matriculados, estão com projeto piloto em andamento. “A ronda monitorada em tempo real beneficia a comunidade escolar – professores, servidores e alunos – e as pessoas que residem no entorno das escolas”, destacou o secretário.