Na primeira fase da ação, de 5 a 9 deste mês, foram efetuados 1.241 exames, com 126 encaminhamentos para tratamento
Apesar do encerramento da 5ª edição da campanha Abra a Boca para a Saúde no Poupatempo de São Bernardo do Campo, realizada de 5 a 9 deste mês, a ação segue até o dia 30 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No último dia 9 (sexta-feira), a campanha no Poupatempo foi prejudicada em razão da greve dos trabalhadores daquela unidade, vinculada ao Governo do Estado. Por causa da paralisação, a equipe de saúde bucal acabou se concentrando na atividade programada para o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), voltada a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional, da Secretaria de Educação.
Ao todo, foram efetuados 1.241 exames, com 126 encaminhamentos de pacientes com lesão bucal para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Bairro Nova Petrópolis.
Já quem não pôde ir ao Poupatempo de São Bernardo de 5 a 9 deste mês, agora tem a oportunidade de procurar a UBS mais próxima de sua residência, a fim de fazer a avaliação bucal. A meta da campanha deste ano é atingir 3 mil exames.
O objetivo é prevenir e diagnosticar o câncer bucal. Os testes são gratuitos e destinados a qualquer pessoa, sem necessidade de agendamento prévio. Na suspeita de lesão com potencial de ser ou virar câncer, o paciente será direcionado ao Hospital de Ensino Anchieta para nova avaliação e indicação do tratamento adequado.
Os endereços das UBSs estão disponíveis no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br.
A doença – O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas e céu da boca. O autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, uma vez que em torno de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados, dificultando a cura. As incidências maiores deste tipo de câncer são em homens acima de 40 anos que fumam ou bebem.