X

Orquestra Sinfônica de Santo André presenteia público com obra rara de Tchaikovsky

Concertos serão realizados neste sábado (24) e domingo (25)

De um ciclo com seis sinfonias compostas pelo russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), apenas as últimas três são normalmente executadas. Isso faz da Sinfonia número 2 – Pequena Rússia o destaque do programa com que a Orquestra Sinfônica de Santo André presenteia o público neste sábado (24), às 20h, e domingo (25), às 18h, no Teatro Municipal da cidade. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro.
O subtítulo da obra foi dado por um amigo do compositor e se deve ao fato de Tchaikovsky ter utilizado de três melodias folclóricas da Ucrânia, que na época era frequentemente chamada de Pequena Rússia. Tais melodias aparecem no primeiro, segundo e quarto movimentos.
“Levar esta Sinfonia ao nosso público vem a ser um dos grandes momentos de nossa temporada, pois teremos a oportunidade de conhecermos esta jóia rara musical que nos transportará aos temas religiosos, militares, populares e festivos de uma cultura tão importante em nosso mundo”, explica o maestro Carlos Eduardo Moreno.
Abrindo o programa, uma das últimas obras do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Concerto para Clarinete, K. 622 em Lá Maior, que viria a falecer cerca de dois meses depois de tê-lo terminado. A participação é do solista Otinilo Pacheco, professor da Sinfônica andreense.
“Mozart e Tchaikovsky são historicamente separados por culturas e épocas distintas mas compuseram obras impregnadas de melodias e pequenos gestos de uma nobreza galante. Trata-se do espírito humano elevado em música e que nos atende universalmente”, completa Moreno.

Serviço:
Orquestra Sinfônica de Santo André
Data: 24 de novembro de 2012, às 20h, e 25 de novembro de 2012, às 18h.
Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, s/nº – Centro).
Informações: (11) 4433-0789.
Ingressos gratuitos. Devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro.

Imprensa:

This website uses cookies.