X

Teatro Paulo Machado recebe o balé de repertório O Quebra-Nozes

O Quebra-Nozes – Clara e seu príncipe vivem grandes aventuras (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, o Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840 – Bairro Santa Maria) será palco de duas apresentações do balé de repertório O Quebra-Nozes, com as alunas da Escola de Dança da Fundação das Artes. Tanto no sábado (24/11) quanto no domingo (dia 25), o espetáculo, realizado pela Fundação e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul, terá início às 19h30. A classificação etária é livre.
A coreografia original é de Lev Ivanov. A história começa numa festa de Natal na casa da família Stahlbaum. Os filhos, Clara e Fritz, esperam pelos convidados que logo se entusiasmam com a entrega dos presentes e as danças natalinas. De repente, uma figura misteriosa chega para a festa: Drosselmeyer, o mágico, padrinho de Clara, juntamente com o seu sobrinho.
Entre os presentes, estão bonecos mecânicos com aparência humana, que dançam. Todos se comovem com a beleza e graciosidade da cena. Drosselmeyer dá de presente à Clara um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho.
Clara, encantada, começa a dançar com seu novo brinquedo, mas seu irmão Fritz toma-lhe o boneco, que se quebra na confusão. Drosselmeyer conserta-o e consola Clara.
Os convidados dançam, a festa termina e eles se retiram. Todos dormem na casa da família Stahlbaum, menos Clara que vai até a sala ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece a seu lado.
Na sala escura, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e o pelotão dos soldados de chumbo.
O Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar. Suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe – o sobrinho de Drosselmeyer – que leva Clara para visitar o Reino Encantado.
O passeio começa com a chegada ao Reino das Neves e, ao chegarem ao Reino Encantado, são recebidos pelos Anjos da Árvore de Natal, juntamente com a Fada Açucarada, que convoca seus súditos: Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipan, a Mamãe Bom-Bom com os Polichinelos, Gotas de Orvalho e suas Guirlandas de Flores.
A Fada anuncia que todos executariam danças para prestar-lhes homenagens. Finalmente, Clara percebe que está na hora de deixar o Reino Encantado, mas tudo o que vira, como um lindo sonho, ficará com ela para sempre. Seu príncipe a acompanha na volta ao lar, nessa mágica noite de Natal.
Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Estão à venda na secretaria da Fundação das Artes e, dos dias de apresentação, serão vendidos na bilheteria do teatro, das 15h às 18h. A duração é de 120 minutos. Mais informações na Fundação das Artes, pelo telefone 4238-3030 e pelo portal www.fascs.com.br.
Imprensa:

This website uses cookies.