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Empréstimo de bicicletas públicas adaptadas começa em São Caetano

São Caetano do Sul inova e dá largada em mobilidade urbana por meio de empréstimo de bicicletas públicas adaptadas às pessoas idosas e com deficiência. A apresentação dos veículos será feita nesta sexta (30), às 10h, na Câmara Municipal da cidade.

Triciclo

Pedalar faz bem à saúde, assegura a boa fluidez do trânsito e contribui na sustentabilidade socioambiental. Por isso, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), aposta em ações inovadoras em prol da melhoria da qualidade de vida da população. A cidade será pioneira mundial em empréstimo de bicicletas públicas adaptadas às pessoas idosas e com deficiência. Os veículos serão apresentados nesta sexta (30), às 10h, na Câmara Municipal – Avenida Goiás, 600 – Centro.
Ao todo serão 30 triciclos (bicicletas com três rodas) e handbikes, que são pedaladas com as mãos, em posição sentada (passeio) ou deitada (esportiva). A iniciativa faz parte do projeto experimental SancaBike, em parceria com a Brasil e Movimento, que teve início em 30 de outubro deste ano, e disponibiliza bicicletas grátis à população por um período de 45 minutos. O projeto já tem 2 mil usuários cadastrados e uso semanal de 1.200 viagens.
Por meio do SancaBike, os munícipes já contam com 60 bicicletas, distribuídas em 9 estações e localizadas em pontos estratégicos da cidade. A previsão é inaugurar 30 estações até o final da primeira etapa do projeto, em março de 2013, de acordo com a diretora de Transportes da Semob, Cristina Baddini. “Na verdade, nossa expectativa é alcançarmos a marca de 100 estações e 1000 bicicletas”, diz.
A diretora ressalta que a cidade tem uma área territorial de apenas 15 km² e conta com 150 mil habitantes, correspondente ao número de veículos. Isso significa um carro para cada morador. Além disso, recebemos veículos de outras cidades. Por isso, temos de conscientizar as pessoas sobre o uso da bicicleta”.
Cristina lembra que a adoção da bicicleta como meio de transporte é benéfica, principalmente na área da saúde. “A poluição causada pelos motores dos veículos está relacionada a doenças pulmonares, cuja mortalidade tem aumentado e é preocupação. A obesidade também é um alerta. As pessoas só querem andar de carro e não se movimentam”, conclui.
Para ter acesso às bicicletas, os interessados devem preencher um cadastro no site www.brasilemovimento.com.br e pagar uma taxa de R$ 10 para efetivar um cartão que servirá como passe. Também é necessário pagar outra taxa de R$ 10 para ter cobertura de um seguro de acidentes.

SancaBike

O programa dá continuidade às ações da Prefeitura voltadas para as pessoas com deficiência. Entre elas os táxis adaptados, as iniciativas esportivas e a criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) e também de seu respectivo Conselho Municipal.
A secretária da Sedef, Liliam Fernandes, destaca que o Sancabike é de extrema importância, pois permite que as pessoas com deficiência se sintam incluídas em todas as atividades esportivas adaptáveis. “No Brasil ainda estamos engatinhando nessa área, mas assim como países do primeiro mundo, São Caetano dá um passo à frente em termos de transporte adaptado”, diz.
Já para o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, “o projeto visa, além do esporte, a inclusão social nos deslocamentos, já que todas as pessoas podem se dirigir de estação para estação com as bikes”.

Brasil e Movimento

O SancaBike é fruto da parceria público-privada (PPP) entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e a Brasil e Movimento, sócia da Movement Barcelona – única empresa europeia que gerencia o transporte público de bicicletas na Europa, Estados Unidos, México e Peru e única no mundo que possui ISO 9001 no segmento.
O projeto no município foi desenvolvido nos mesmos moldes do de Barcelona (Espanha), considerada o maior case de sucesso, onde foram implantadas 430 estações e emprestadas 6 mil bicicletas a 100 mil usuários por dia.
No entanto, o conceito inovador das bikes adaptadas para pessoas idosas e com deficiência só foi adotado, no primeiro momento, em São Caetano do Sul.
“Isso é um diferencial que gera ganhos para a cidade. O município é uma referência em mobilidade urbana. O uso de bicicleta compartilhada é uma ideia promissora e de sucesso”, destacou o presidente da Brasil e Movimento, Renato Frison.

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