Prefeitura e Braskem inauguram Central de Triagem de Materiais Recicláveis
A petroquímica Braskem investiu R$ 1,4 milhão na central, instalada em um galpão de 900 m², construído em terreno da prefeitura., no Jardim Capuava. A unidade possui uma esteira de separação, prensa hidráulica, balança, empilhadeira, entre outros equipamentos.
Na fase inicial, 20 cooperados da Coopercata (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá) irão atuar na central, que terá capacidade de fazer a triagem de 250 toneladas por mês . Os cooperados passaram por cursos de técnicos e capacitação, como cooperativismo, logística e primeiros socorros.
Em seu pronunciamento, o gerente de relações institucionais São Paulo da Braskem, Flávio Chantre, disse que um dos benefícios do projeto é a reciclagem do plástico, matéria-prima utilizada no setor petroquímico. O presidente da Coopercata, Armando Octaviano Junior, destacou a mobilização dos catadores: “A mão de obra que iniciará o trabalho está preparada e motivada”.
Em nome da prefeitura, participam do projeto as secretarias de Meio Ambiente, Emprego, Trabalho e Renda, Assistência Social e Serviço Público Urbano. Outros dois participantes são: SENAI, que treinou os cooperados, e a Tetrapark, que doou três equipamentos.
Participaram da cerimônia o presidente da LC Consultoria em Coleta Seletiva e Reciclagem, Fabio Luiz Cardoso, a presidente da Coopcent ABC, Joana Darc Pereira, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Santana, Valter Aparecido (Agente de Treinamento do SENAI), Adilson Bonucci (representante da COPAFER), secretários, servidores e comunidade.