A capa é ilustrada por três cartões-postais produzidos na década de 1920 e que fazem parte do acervo do Centro de Documentação Histórica da Fundação Pró-Memória. São imagens coloridas e ricas em detalhes, de três jovens mulheres, que exalam feminilidade, beleza e suavidade. Apesar de toda ternura retratada, a segunda década do século 20 marcou a mudança do papel social da mulher.
Nesta edição de número 46, a Revista Raízes apresenta um pouco da história das mulheres de São Caetano do Sul. Limitadas, por um longo tempo, ao espaço da vida privada, à dedicação ao lar, aos filhos e ao marido, estas figuras foram muito importantes e tiveram papel fundamental na construção da história local. Ao longo das 128 páginas, por meio de imagens e artigos, são relevadas histórias de vida destas personagens e seu cotidiano a partir do início do século 20 no Núcleo Colonial de São Caetano.
Na seção Memória, a Raízes celebra os 35 anos da criação da Fundação Municipal Anne Sullivan, que desenvolve um trabalho muito importante na área da educação especial. A revista também presta sua homenagem às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, um marco na história econômica e industrial de São Caetano, que completaria, em 2012, 100 anos do início de seu processo de instalação no município.
Nas páginas de História Oral, o destaque são histórias de vida contadas por seus protagonistas. Nesta edição, participam Norma Marcon Fucchi, Margarida dos Santos Camilo, Waldemar Siqueira e o Coronel Wilson da Silva. Ganham destaque, na seção Personagens, Natal Martinetto, jovem de São Caetano que participou da Revolução Constitucionalista de 1932, em São Paulo, e Laércio Ferraz, figura constante nas competições de ciclismo da cidade e da região. A Homenagem ficou para Silvino Fiorio Neto, membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, com sede em São Caetano, falecido em 2012.
Charges de Jayme da Costa Patrão ilustram um artigo que trata de como inseria o idealismo em seus desenhos. Em Regionais, o relato de um casal de poloneses apresenta suas experiências e memórias. A novidade desta edição é a seção Recordando nossas Raízes, que vai, a cada novo número, abordar edições anteriores da Revista Raízes.
O tema moda também é uma constante na publicação. Desta vez, falando sobre vestido de noiva e suas mudanças no decorrer das décadas. No dia do lançamento, a revista será distribuída gratuitamente ao público. Mais informações pelo telefone 4221-9008 ou pelo portal www.fpm.org.br.