X

Prefeitura de São Bernardo forma cuidadores de idosos

Objetivo do curso de capacitação foi o de suprir a carência de profissionais aptos no cuidado a pessoas mais velhas

Secretária entrega certificado de conclusão de curso para aluna

O Centro de Referência do Idoso (CRI) de São Bernardo foi palco na tarde da última terça-feira (11), da formatura de 26 cuidadores de idosos da cidade. O objetivo do curso, oferecido com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, foi capacitar novos profissionais, uma vez que atualmente o mercado carece de pessoas preparadas para a função.
“Os idosos no Brasil estão vivendo mais, e muitas famílias precisam de gente qualificada para cuidar deles. Estes formandos terão a oportunidade de trabalhar nesta área e colocar em prática tudo o que foi passado durante a capacitação”, frisou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Márcia Barral.
O curso foi realizado pela ONG Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), em parceria com a Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC (AMA) e com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Escolhida oradora da turma, Nilma Barbosa de Oliveira Silva, 27 anos, moradora do Parque Rio Grande era só alegria. “Estava tentando me encontrar em algo que eu tivesse afinidade e acabei me achando neste curso. Hoje, sei que minha vocação é cuidar de quem precisa”, disse emocionada.
Já o formando Augusto Carlos Rodrigues Souza, 45 anos, disse que atua nesta área há 10 anos, mas que faltava algo mais. “A prática eu adquiri ao longo do tempo, entretanto, me faltava a parte teórica. Este curso foi muito importante pra mim, pois supriu esta carência e, com certeza foi fundamental para o meu aperfeiçoamento no cuidado com os idosos”, afirmou o morador do Ferrazópolis.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 revelam que a população idosa no Brasil é de cerca de 23,5 milhões de pessoas. Em São Bernardo, são 77.921 mil com idade acima de 60 anos, o que representa 10,2% da população.
Imprensa:

This website uses cookies.