Entre os homens Arthur Zanetti, atleta da equipe de Ginástica Artística de São Caetano do Sul, concorre ao prêmio máximo da noite: Melhor Atleta do Ano entre todas as modalidades.
A escolha dos melhores atletas em cada uma das 43 modalidades e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor do Ano no Esporte foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Este voto terá peso de 50% na eleição final para os melhores do ano, depois de serem computados os votos do público pela Internet.
Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2012 prestará homenagens ainda a outras categorias. Marcos Goto, técnico do ginasta Arthur Zanetti, foi escolhido pelo COB o Melhor Técnico Individual. Já José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, foi escolhido o Melhor Técnico de esportes Coletivos.
No Tênis de Mesa Olímpico, a jovem Caroline Kumahara, de apenas 17 anos, foi o maior destaque da modalidade em 2012. Integrante da equipe Olímpica a atleta de São Caetano do Sul é uma das promessas da modalidade para os Jogos Olímpicos de 2016.
Outra grande surpresa foi a indicação da atleta Bruna Alexandre, de 16 anos, escolhida como a atleta do ano no Tênis de Mesa Paralímpico. Bruna é a atual 5º Colocada no Ranking Mundial na classe 10 e desde o inicio de 2012 treina em São Caetano de olho em uma medalha nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.