Cidade passou a integrar o Conselho Executivo da Rede Mercocidades
São Bernardo do Campo obteve posição de destaque no cenário internacional em 2012. Uma das principais conquistas foi ter sido escolhida para integrar o Conselho Executivo da Rede Mercocidades, na 17ª Cúpula, realizada em novembro, na Argentina.
No encontro político das 270 cidades dos países do Mercosul, São Bernardo ainda garantiu as subcoordenações das Unidades Temáticas de Cultura, Educação, Juventude e Segurança Cidadã.
Antes disso, em março, o município sediou a reunião de Segurança Cidadã da Mercocidades. Foram discutidas políticas integradas de prevenção da violência no âmbito local, além do intercâmbio de boas práticas municipais. Na mesma data, a cidade ainda foi sede da unidade temática de Juventude e foram apresentadas e discutidas políticas públicas voltadas para esse público.
Outras realizações – Não foi apenas em 2012 que a Secretaria de Relações Internacionais levou o nome de São Bernardo do Campo mundo afora. No ano passado, por exemplo, a Pasta promoveu dois encontros do “Seminário Fazendo Negócios”.
Representantes da Angola e da China estiveram na cidade com o objetivo de incentivar as relações comerciais entre os dois países e apresentar uma análise atualizada sobre o mercado. Em 2010, foi a vez dos Estados Unidos.
São Bernardo do Campo ainda recebeu, em 2010, a 1ª Rodada de Negócios Internacionais com a Comunidade Islâmica. Mais de 200 pessoas, entre presidentes de Câmaras de Comércio, empresários, palestrantes e convidados, se reuniram para discutir e ampliar temas de interesse nacional e internacional vinculados ao trabalho econômico.
Outra importante realização foi sediar o Fórum Internacional de Relações Multilaterais Econômico-Comerciais de São Bernardo do Campo, no mesmo ano. O encontro reuniu embaixadores, cônsules, câmaras de comércio, empresários e autoridades, especialmente de países muçulmanos da África e do Oriente Médio, para debater e ampliar temas de interesse comuns vinculados ao trabalho das missões multilaterais econômico-comerciais, além de fortalecer as relações internacionais entre as diversas representações no Brasil e a Prefeitura de São Bernardo do Campo.