X

Luiz Marinho é eleito por consenso novo presidente do Consórcio Intermunicipal

Entre as pautas prioritárias, o novo presidente elencou o Plano Integrado de Transporte Urbano e as obras de drenagem

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, foi eleito por consenso o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O prefeito de Diadema, Lauro Michels, assumiu como vice. A indicação do nome do chefe do Executivo de São Bernardo, único prefeito do colegiado a se reeleger à frente da Administração Municipal, foi feita nesta segunda-feira (14), durante a primeira assembleia ordinária de 2013, na sede do Consórcio, em Santo André.
A reunião foi presidida pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e contou com as presenças dos sete chefes do Executivo da região. Maranhão assumiu a entidade em 2 de janeiro, substituindo o ex-presidente Adler Teixeira (Kiko), do mesmo município, conforme estabelecido pelo estatuto do Consórcio.
“O órgão tem um importante trabalho prestado na região, mas temos um sentimento de que é necessário fazer mais. A expectativa é que a entidade, inclusive, passe a contratar mais projetos regionais. Já temos algumas prioridades a serem discutidas, mas serão apresentadas na próxima reunião, no dia 4 de fevereiro”, afirmou Luiz Marinho, que também pretende buscar maior envolvimento do Governo do Estado junto à entidade.
Plano regional – Entre as pautas prioritárias, o presidente do Consórcio elencou o Plano Integrado de Transporte Urbano, que discute a mobilidade regional, integração tarifária (metrô, trem e ônibus), e obras de drenagem para o combate às enchentes, como a construção do Piscinão Jabotical, na divisa com a capital paulista, e que depende da doação de um terreno pela capital ao governo estadual. As áreas de saúde e segurança também serão reforçadas.
Durante visita do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, à Universidade Federal do ABC (UFABC) na semana passada, Marinho pediu que Haddad localizasse o processo de cessão da área para a obra do reservatório Jaboticabal, parado desde 2008. “Com este piscinão, devemos solucionar o problema da inundação no KM 10 da Rodovia Anchieta, no córrego Ribeirão dos Couros, e que afeta não apenas São Bernardo”, comentou.
Nesta primeira reunião mensal, os prefeitos recém-empossados receberam informações a respeito da estrutura e funcionamento do Consórcio. Além de Marinho, participaram do encontro os novos prefeitos Carlos Grana, de Santo André; Paulo Pinheiro, de São Caetano do Sul; Lauro Michels, de Diadema; Donisete Braga, de Mauá; Saulo Benevides, de Ribeirão Pires; e Gabriel Maranhão, de Rio Grande da Serra.

Imprensa:

This website uses cookies.