O secretário de Segurança (Seseg) da Prefeitura, José Quesada Farina, fez a apresentação dos responsáveis pela área na cidade a partir de agora. Os conselheiros conheceram a equipe de trabalho, os comandantes da Polícia Militar, Robinson Castropil, e da Guarda Civil Municipal (GCM), Carlos Augusto Almeida da Silva.
Além desse primeiro contato, Quesada deu orientações de como proceder na elaboração do registro de ocorrências policiais pela internet ou presencialmente. “Há de se ter uma riqueza de detalhes a respeito do que aconteceu com o cidadão vitimado. Por exemplo, dados completos do carro e do local da ocorrência no caso de furto ou roubo, endereço, se foi dentro de algum estabelecimento comercial, entre outros.”
Uma novidade apresentada pelo titular da Seseg é que a partir de agora haverá a fiscalização decibelimétrica por conta do alto som dos carros estacionados em postos de gasolina à noite na Avenida Goiás e transversais, com aplicação da legislação apropriada contra a afronta ao sossego público.
“Percebemos, pela boa participação da comunidade, que há interesse nos assuntos de segurança pública, mais um tema que a administração do prefeito Paulo Pinheiro tratará com toda a transparência”, destacou o comandante da PM, Robinson Castropil. O encontro também contou com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Civil, sociedades de amigos de bairro, e da Promotoria Legal Popular (PLP), entidade feminina que trabalha para a diminuição dos números de violência contra a mulher.
As reuniões do Conseg e Cosem serão realizadas sempre às 20 horas na segunda quarta-feira de cada mês, de maneira itinerante pelo município.
Inspetorias – Sete novas inspetorias da Guarda Civil Municipal (GCM) já estão em operação na cidade, uma por bairro. A expectativa é que muito em breve todos os 15 bairros de São Caetano tenham própria sua inspetoria da GCM.