X

Santo André faz força-tarefa no período das chuvas de verão

Prefeitura e Semasa preparam novas ações para dar suporte aos moradores

Para agilizar ainda mais o atendimento à população de Santo André no período de fortes chuvas, a Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reuniram, na última quarta-feira (16), secretarias e departamentos competentes para enfrentar as ocorrências das chuvas de verão.
A força-tarefa adotada em Santo André faz parte do Programa Operação Chuvas de Verão – POCV e visa promover o atendimento às ocorrências e facilitar o acesso do munícipe às informações em caso de emergências, como enchentes, deslizamentos, rachaduras em imóveis e problemas no trânsito, entre outros. Até dia 15 de abril, o município fica em observação permanente devido aos altos índices pluviométricos – de chuva – registrados na estação mais quente do ano.
Sob coordenação da Superintendência do Semasa, participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Obras e Serviços Públicos, Saúde, Segurança Pública Urbana e Trânsito, Inclusão Social, Comunicação e Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.
Foram criados três grupos de ação: Emergência/Socorro, formado pelo Semasa, por meio da Defesa Civil, mais a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Saúde e o Departamento de Segurança de Trânsito; Assistencial/Refúgio, composto também pela Defesa Civil e agentes da Secretaria de Inclusão Social, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e do Departamento de Segurança de Trânsito; e Recuperativa, representado pelos departamentos de Manutenção e Obras e de Resíduos Sólidos, do Semasa, e pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atuando após as chuvas.
Defesa Civil – A instituição conta com sete equipes de emergência, cada uma composta por dez pessoas, que vistoriam e monitoram os pontos considerados críticos na cidade nos meses da operação. Em casos urgentes, todas as turmas podem ser acionadas, sendo que sempre há um grupo de plantão para atender as ocorrências. Além disso, possui estoque estratégico com suprimentos, equipamentos e roupas para situações críticas.
Níveis de alerta – Durante o Programa Operação Chuvas de Verão, a Defesa Civil trabalha com quatro níveis de alerta: observação (início da operação até seu término); atenção (acúmulo de chuvas em 72 horas consecutivas); alerta (é iniciado em caso de registro de trincas, degraus de abatimento ou outra feição de instabilidade que indique possibilidade de escorregamento, observada a partir da vistoria em campo, além de previsão de continuidade de chuvas intensas e de constatação de locais inundados ou com enchentes) e alerta máximo (intensificação dos sinais constatados no nível de alerta).
A partir da última sexta-feira (17), o site do Semasa passou a contar com um banner em sua página principal, com dicas para que o munícipe esteja atento às ocorrências durante as chuvas. O link também trará informações do boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Em breve dados sobre os níveis dos principais rios e córregos da cidade serão disponibilizados on-line.

Telefones úteis:
Defesa Civil – 199
Semasa – 115
Samu – 193
Guarda Civil Municipal – 4428-1700
Departamento de Segurança de Trânsito – 0800-7703194
Site do Semasa: www.semasa.sp.gov.br

Imprensa:

This website uses cookies.