X

Mais um feito inédito para o Tênis de Mesa de São Caetano

Depois da grande exibição de Cazuo Matsumoto na Espanha, sendo o 1º atleta Sulamericano a conquistar uma etapa do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, neste sábado aconteceram mais três episódios que entrarão para a história do esporte nacional. Dois deles aconteceram na 2º etapa do circuito mundial de Tênis de Mesa disputado na Áustria. Caroline Kumahara, de apenas 17 anos, enfrentou nada mais nada menos que a chinesa Ning Ding, Campeã Olímpica, Mundial e 1º colocada no ranking mundial da modalidade. Caroline perdeu a partida por 4 x 1, derrota considerada normal se levarmos em conta a diferença técnica entre as jogadoras, mas um pequeno detalhe marcou esta partida. Ning não perdia um set numa partida de Tênis de Mesa há exatamente 38 meses, e a Sancaetanense “quebrou” a invencibilidade da chinesa que já durava mais de três anos. Caroline é a atual 193º colocada no ranking mundial e por isso a façanha da Brasileira ganhou destaque internacional.
Outro fato que merece destaque, foi a extraordinária vitória de Gustavo Tsuboi, que atualmente ocupa a posição de 113º colocado no ranking mundial, sobre o atual 28º, o Francês Adrien Mattenet no Aberto de Tênis de Mesa da Áustria. Tsuboi venceu a partida por 4 x 3 e, enfrenta pelas quartas de final outra pedreira, o Japones Kazuhiro Chan, atual 32º colocado no ranking mundial.
E, o fato que chamou a atenção, acontece neste final de semana na Guatemala, onde acontece a Grande Final do Circuito Mundial Junior, temporada 2012. O Brasil classificou para este torneio dois atletas entre os 16 melhores do mundo até 18 anos, e de sobra, classificou Hugo Calderano e Eric Jouti em 1º e 2º lugares respectivamente somando todas as etapas do circuito mundial em 2012. Hugo, de apenas 16 anos, não pôde participar do torneio em virtude de uma cirurgia no músculo adutor da coxa, sofrida no final do ano passado e voltará aos treinos apenas no final de março. Com esta baixa, a vaga ficou para outro brasileiro, Vitor Ishiy que ocupa a 11º colocação no ranking mundial da categoria. Como, no máximo, apenas dois atletas de cada País poderiam participar da grande final, Vitor herdou a vaga deixada por Hugo e também representará o País no torneio.
Mas existe entre todos estes atletas citados (Cazuo Matsumoto, Caroline Kumahara, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Eric Jouti e Vitor Ishiy), há uma grande e agradável coincidência. Todos eles pertencem a equipe de Tênis de Mesa de São Caetano do Sul que é considerada a melhor da América Latina. O fato mostra que a cidade será muito bem representada em todas as competições nacionais e internacionais e principalmente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Imprensa:

This website uses cookies.