Entre os projetos estão Poupatempo, Polo Tecnológico, recuperação da Av. do Estado e programas habitacionais alinhados com a CDHU
O prefeito de Santo André, Carlos Grana, acompanhado dos secretários Paulinho Serra (Obras e Serviços Públicos), Tiago Nogueira (Gabinete), Leandro Laranjeira (Comunicação) e Paulo Piagentini (Habitação), participou de reuniões com integrantes do primeiro escalão do governo estadual.O objetivo dos encontros, com os secretários estaduais Edson Aparecido (Casa Civil) e Sílvio Torres (Habitação), foi retomar parceria com o governo estadual em projetos que estavam paralisados desde a gestão anterior da Prefeitura de Santo André. A reaproximação foi auxiliada pelo deputado estadual da região Orlando Morando – presente nas reuniões – que faz parte da base de sustentação do governador Geraldo Alckmin.
No âmbito da Casa Civil, três ações foram definidas: Poupatempo de serviços, Polo Tecnológico e melhorias na Avenida dos Estados, no ABC. Já no encontro sobre Habitação, os projetos de moradia paralisados na gestão passada foram tema das conversas.
Em relação ao Poupatempo de serviços, município e estado chegaram a um acordo para que o equipamento seja construído no terreno que pertencia à Rhodia – segundo laudo da Cetesb, a área não está contaminada. “Embora eu quisesse instalar o Poupatempo na Vila Luzita, pela questão populacional, decidi manter no terreno que estava definido para agilizar o processo. A intenção é acelerar a instalação e colocar os serviços à disposição do povo o quanto antes, já que o laudo liberou o terreno para receber o empreendimento. Além disso, a V. Luzita será beneficiada com a implementação da futura subprefeitura, que levará diversos serviços aos moradores do bairro”, afirmou o prefeito.
O Polo Tecnológico também foi tema de discussão. No dia 5 de fevereiro, haverá reunião entre o prefeito Carlos Grana e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, para falar sobre as propostas. Integrantes da Prefeitura de Santo André farão visitas aos parques tecnológicos de outras cidades, como São José dos Campos e Campinas, para conhecer as experiências desenvolvidas nesses locais e utilizá-las na formulação do projeto para a cidade.
Outro ponto de debate foi a atual situação precária da Avenida dos Estados, especialmente do trecho localizado em Santo André. Foi acordado entre as partes que a Prefeitura de Santo André elaborará estudo para levantar os principais problemas estruturais da via. A ideia é encaminhar o diagnóstico ao governo para que seja feita atuação em conjunto para resolver o problema.
A solução de parte das demandas habitacionais também está próxima. Pela primeira vez, já que não houve transição, representantes da Prefeitura tiveram conhecimento da real situação envolvendo CDHU e município – projetos que não saíram do papel e estavam paralisados. No dia 6 de fevereiro, novo encontro entre governo andreense e CDHU começará a detalhar ações em conjunto. Além disso, foi prorrogado por três meses convênio entre Prefeitura e Estado para pagamento do aluguel social, que de ser ajustado após este período.