X

Santo André oficializa sua participação em programa social internacional

Vice-prefeita Oswana Fameli e secretários receberam delegação responsável pelo programa A Chance to Play, que beneficiará duas entidades municipais

Werner Lamottke, responsável pelas parcerias da ONG alemã com o Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, secretário de Governo, João Avamileno, representante da Volkswagen do Brasil, Nilton Júnior, vice-prefeita de Santo André, Oswana Fameli, diretor da ONG Terre des Hommes, Albert Recknagel, futura secretária de Esportes, Marta Sobral, e vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, Valdir Freire Dias (Foto: Diego Barros)

A Prefeitura de Santo André oficializou parceria com o Comitê de Trabalhadores da Volkswagen e a ONG alemã Terre des Hommes para participar do programa A Chance to Play – O Direito de Brincar que foi lançado no ginásio de vôlei do complexo esportivo Baetão, em São Bernardo.
Responsáveis pelo programa foram recebidos pela vice-prefeita Oswana Fameli e por secretários municipais para firmar a participação de duas entidades andreenses contempladas com a iniciativa: a Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) e o Celivi (Centro de Libertação de Vidas), reconhecidas por trabalhos relacionados à defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Educadora de formação, a vice-prefeita enfatizou a importância de implementar na cidade a cultura da paz. “Devemos semear a paz e isso começa na infância. O projeto dará as nossas crianças oportunidade de mudar o futuro. Cerca de 60 mil jovens serão beneficiados nesta edição (em todo o Brasil) e nosso desejo é que todo cidadão seja sensibilizado pelo direito da criança, pelo direito de brincar.”
Futura secretária de Esportes da cidade, Marta Sobral lembrou sua história no basquete brasileiro e argumentou que políticas públicas focadas na inclusão social podem transformar vidas. “Santo André tem um olhar muito positivo sobre a questão. Vamos mostrar o potencial que tem uma criança, quando é bem direcionada”, ressaltou a ex-jogadora.
Responsável pela parceria entre a ONG alemã e o comitê de trabalhadores, Werner Lamottke falou sobre a contruibuição do programa, que nasceu em 2010, na África, para o processo de evolução das crianças e adolescentes. “Muitos jovens não tem o direito (de brincar) e isso precisa mudar. Podemos contribuir com este desenvolvimento. É isso que importa.”

Instituições beneficiadas

A Federação das Entidades Assistenciais de Santo André atua na articulação e na mobilização da rede de entidades sociais da cidade. O projeto Brincar é Coisa Séria proporcionará que organizações sociais da cidade incorporem o direito do brincar em seus projetos.
A ideia é utilizar o sistema como ferramenta sociopedagógica para a construção de uma cultura de paz.
O Celivi é uma creche comunitária de Santo André. O novo projeto Brincalar capacitará os pais das crianças atendidas, para que multipliquem em suas comunidades a proposta pedagógica da creche, que tem foco no direito de brincar.

Imprensa:

This website uses cookies.