X

Prepare-se: O Balancê Cultural é neste domingo

Os foliões da cidade e região estão convidados a comemorar o Carnaval com a Secult, no dia 3 de fevereiro, no Parque Chico Mendes

O Balancê Cultural reuniu cerca de mil foliões que saíram às ruas da cidade para comemorar o carnaval como antigamente. (Foto: Marcos Martinez Sanchez)

Um dos feriados mais animados do ano acontece mais cedo em 2013. O carnaval será comemorado bem no comecinho de fevereiro, no dia 12, mas em São Caetano a festa começa neste fim de semana, no dia 3/2 (domingo). Este é o quinto ano em que a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura da cidade comemora a data em grande estilo com o Balancê Cultural, um bloco carnavalesco que segue a linha dos “velhos tempos”, entoando antigas marchinhas pelas ruas da cidade.
Realizado pelo Departamento de Cultura, este ano o projeto recebeu o nome de Balancê Cultural – Grito de Carnaval. A festa será no Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566 – Bairro São José), com início às 15h. Esta edição conta com a participação da bateria da escola de samba Tradição da Ponte e dos cantores Ivany Barretto e Gil Marques.
A Tradição já participou de duas outras edições do Balancê. Volta agora com seu azul, branco e preto para animar mais uma vez os foliões que participam da festa. O presidente da escola é o Mário Pastel e o responsável pela bateria é o Mestre Marola. A Tradição da Ponte foi fundada em 29 de abril de 1999, por amigos que já faziam parte do samba desfilando em escolas do ABC e São Paulo, como: Palmares (Santo André) e Imperador do Ipiranga e Gaviões da Fiel (São Paulo).
“A mais querida”, como é chamada pela sua comunidade – os moradores do Bairro São José e região -, conquistou quatro títulos nesses anos de história: 2002, 2006, 2007 e 2009, tornando-se umas das forças do carnaval de São Caetano e do ABC.
Todos os anos, cerca de 80 foliões formam a bateria, que obteve nota máxima em suas últimas apresentações.
Para resgatar as marchinhas de carnaval, os cantores Ivany Barretto e Gil Marques serão acompanhados pelos músicos Rocki Gomes (sax), Wilson Alemão (guitarra) e Ivo Alencar (baixo). No repertório, as famosas Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé, Estrela Dalva e muito mais.
Em caso de chuva, a festa será transferida para o Clube SBEROC (Rua Amazonas, 2441). O Balancê Cultural – Grito de Carnaval é uma realização do Departamento de Cultura da Secult, com apoio da Lupapel. Mais informações pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294 ou pelo portal www.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult.
Imprensa:

This website uses cookies.