O artista plástico Inos Corradin visitou as instalações da Pinacoteca Municipal de São Caetano no último dia 31 de janeiro. Acompanhado de sua assistente Sandra Carnio, Corradin foi recebido pela presidente da Fundação Pró-Memória, Sonia Maria Franco Xavier, e pela equipe da Pinacoteca.
O acervo da instituição conta com duas serigrafias do artista, produzidas no início da década de 1960. Pintor de renome internacional, com obras espalhadas pelo mundo, Corradin nasceu em Vogogna, Piemonte – Itália. Ele passou a infância e a juventude na pequena cidade de Castelbaldo, Província de Padova. Ficou por lá até os 21 anos, quando veio ao Brasil, acompanhado dos pais. O artista morou em São Caetano do Sul por dois anos, no início da década de 1950.
Suas passagens por diferentes locais certamente significaram muito em sua memória profunda. Essa vivência e seu olhar especial diante da vida se traduzem na riqueza de sua obra, na sua admirável criatividade e na ludicidade de sua comunicação artística com o mundo e as pessoas.
Sua primeira mostra individual foi na galeria Oxumaré, da Bahia, em 1953. Ao longo desses anos de trabalho, foram inúmeras exposições que fez pelo Brasil e pelo mundo afora: Estados Unidos, Argentina, Canadá, Alemanha, Áustria, Itália, Suíça, Israel, Uruguai, França, Holanda, entre outros.
Sua trajetória o situa entre os grandes artistas da atualidade. A visita à Pinacoteca de São Caetano teve um motivo especial. O local está organizando, para o segundo semestre de 2013, uma exposição do artista italiano.
Até março – No momento, a Pinacoteca expõe a mostra Pinacoteca 10 anos – Artes Visuais em São Caetano do Sul, em comemoração à primeira década completada pela Instituição no ano passado. A exposição apresenta trabalhos dos salões de arte contemporânea realizados na cidade nas décadas de 1960 a 1980 e novas aquisições, que estão expostas pela primeira vez.
A Pinacoteca fica na Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula. Mais informações na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4221-9008.