Projeto, um dos principais do plano de governo, tem consenso do empresariado; setor pede 90 dias para adequações técnicas, visando implantação do sistema
Na primeira reunião oficial com representantes de todas as empresas que operam o sistema de transporte público na cidade (Consórcio União Santo André e Expresso Guarará), realizada na tarde da última quarta-feira (20), o prefeito Carlos Grana acordou a implantação do Bilhete Único na cidade.O empresariado solicitou à administração 90 dias para fazer as adequações necessárias para a viabilização do sistema. Os ajustes técnicos incluem uma série de medidas, tais como o cadastramento de digitais, criação de cartões e realinhamento operacional.
A implementação do Bilhete Único não acarretará em aumento da tarifa, segundo acordado no encontro. “Ao contrário, nosso objetivo é baratear o custo”, reforçou o prefeito Carlos Grana.
“O benefício é uma das principais metas do nosso plano de governo e marca o início de um processo de melhorias e de modernização na mobilidade urbana de Santo André. Temos, agora, o compromisso assumido pelos empresários para que este projeto saia do papel”, comemorou o prefeito.
O modelo de Bilhete Único escolhido leva em conta o trajeto percorrido, com o intuito de baratear o custo do transporte público, similar ao sistema de integração tarifária aplicado em São Bernardo do Campo.
Segundo o chefe do Executivo, o transporte coletivo em Santo André precisa passar por uma grande mudança de conceito e de lógica. Para isso, a administração pretende colocar em prática um projeto ousado para otimizar o serviço e desafogar o trânsito.