O teste do pezinho é um exame previsto pela Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1.990. É capaz de detectar 4 tipos de doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e Fibrose Cística, tendo como finalidade principal prevenir a deficiência intelectual e melhorar a qualidade de vida das crianças.
De acordo com a pediatra e superintendente do Hospital da Mulher-Fundação do ABC, Dra. Rosa Maria Pinto de Aguiar, a meta é divulgar cada vez mais a importância do teste. “Queremos conscientizar o maior número de pessoas, pois a Triagem Neonatal é muito importante para o diagnóstico precoce de doenças. É fundamental que todos saibam sua herança genética, pois os exames podem contribuir no planejamento familiar e reduzir a possibilidade de transmitir alguma doença para o filho”.
Lembre-se:
A maioria das doenças tem tratamento quando diagnosticadas precocemente. Para outras, é possível adotar medidas preventivas com acompanhamento médico, que melhoram a qualidade de vida da criança e da família.