O Comitê de Humanização da SESAUD foi formado em fevereiro de 2012, por iniciativa de profissionais que compartilham de um mesmo ideal: valorizar a dimensão humana e subjetiva na assistência à saúde, bem como investir nos profissionais dentro do conceito de humanização, compartilhando competências e buscando a satisfação interna e externa.
De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), que existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, foram planejadas ações que incentivassem trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Os resultados alcançados no primeiro ano de atuação incluem parcerias com entidades assistenciais e a iniciativa privada. O esforço, no entanto, não foi suficiente para garantir os convênios por toda a temporada, sendo necessária a reestruturação das ações.
O Comitê de Humanização está estruturado em três comissões: junto aos usuários, aos funcionários e uma visando a captação de recursos.
“Nos últimos anos, vem se comprovando que, em condições positivas e saudáveis de trabalho – compromisso da liderança, qualidade na gestão, competência, criatividade da equipe e atendimento humanizado à população – os serviços de saúde conseguem melhores resultados”, ressalta a presidente do Comitê, Rosely Perrone.
O grupo concentra representantes de diversos setores da Saúde de São Caetano, como o Complexo Hospitalar, a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Programa Saúde da Família (PSF), além da Assistência Social e da Fundação ABC. As reuniões ordinárias são realizadas na penúltima quarta-feira do mês.
Chá da tarde – O Comitê de Humanização da Saúde organiza um chá da tarde para apresentar as ações elaboradas pelo grupo a representantes da sociedade civil. O encontro está marcado para 26 de março.