Operação continuará na próxima quinta-feira (28) em mais quatro estabelecimentos
A Prefeitura de São Bernardo do Campo iniciou, na manhã desta terça-feira (26), uma série de vistorias em casas noturnas da cidade. A operação, que visitou quatro locais, contou também com o apoio das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, além de técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano.
No último dia 20, o prefeito Luiz Marinho revelou que oito casas de São Bernardo receberiam atenção especial por conta de suas características físicas. O Clube dos Bancários, o Clube da Ford, o Herculano´s Contry Bar e o Eko Lounge foram os primeiro lugares visitados – a vistoria prossegue na próxima quinta-feira (28).
Um dia antes, os responsáveis pelas casas foram contatados pelas autoridades para serem comunicados sobre a realização das vistorias. O objetivo era de encontrar os espaços abertos para a visita, além de reunir todas as documentações dos locais.
O primeiro espaço visitado foi o salão de festas do Clube dos Bancários, no Riacho Grande. O estabelecimento estava com o alvará de funcionamento vencido desde 2009, mas o proprietário já havia solicitado o documento junto à Secretaria de Planejamento Urbano.
O espaço, que tem capacidade para comportar 600 pessoas, deverá apresentar à Prefeitura o laudo técnico de segurança, o laudo do Corpo de Bombeiros, a adequação à lei de acessibilidade e também documento que atesta ausência de poluição sonora excessiva em até 15 dias.
Os bombeiros ainda solicitaram algumas adequações de segurança, como o aumento do parapeito para no mínimo 1,05 metros, implantação de sinalização de emergência, troca de mangueira de hidrante, manutenção do alarme e da luz emergencial, fechamento lateral do espaço para gás e treinamento dos funcionários. A Vigilância Sanitária encontrou problemas de fiação exposta, ausência de tela nas janelas da cozinha e falta de manuseamento adequado dos alimentos.
O Clube da Ford, no Alvarenga, foi o segundo local a ser vistoriado. O alvará está regularizado até maio de 2013. Porém, segundo os responsáveis, o espaço foi leiloado para uma empresa particular e não receberá mais eventos – técnicos da Prefeitura continuarão a realizar vistorias constantes no local para constatar que realmente não há mais atividades.
Na sequência, o Herculano´s Country Bar, no Jardim do Mar, também recebeu a vistoria da equipe. O processo de regularização do alvará está em andamento desde o dia 8 de novembro de 2012 e o local tem capacidade para comportar 380 pessoas. Apesar de a casa atender todas as exigências de segurança e higiene, o Corpo de Bombeiros pediu alteração em seu auto de vistoria para funcionamento do local como casa noturna – atualmente possui para funcionar como bar e restaurante.
Por fim, o espaço Eko Lounge, também no Jardim do Mar, foi o último local que passou por vistoria. Também sem irregularidades, o local vai precisar apenas corrigir o projeto para ampliar sua capacidade de lotação – atualmente suporta 162 pessoas. A Vigilância Sanitária não encontrou irregularidades.
Próximas vistorias – As visitas a outras quatro casas noturnas prosseguem na próxima quinta-feira (28). Às 9h, a equipe se encontrará na Secretaria de Segurança Urbana (Rua Redenção, 100 – Centro) para as outras vistorias.
“Antes de qualquer tipo de multa ou lacração, nosso objetivo será de fiscalizar e educar. As casas poderão funcionar normalmente, desde que estejam dentro dos parâmetros de saúde e segurança”, afirma a diretora da Secretaria de Planejamento Urbano, Alexandra Jonathas.