O secretário de Saúde sancaetanense, Sallum Kalil Neto, explica o motivo da mudança. “A Casa da Gestante, bem como muitos serviços municipais de Saúde, estavam descentralizados demais, com locais ociosos e equipes mínimas. Então, nós fizemos essa alteração para otimizar e melhorar esse serviço municipal”, justifica. “Também promovemos essa mudança para aproveitar melhor os espaços que estavam ociosos no Hospital Municipal Euryclides de Jesus Zerbini”, completa.
Casa da Gestante – A Casa da Gestante da Secretaria Municipal da Saúde de São Caetano, que tem como responsável a médica Paula Venturini Nireki, atende mulheres e crianças nascidas no serviço público. O espaço também está preparado para receber futuras mamães que enfrentam gestações de risco ou partos prematuros.
No local, a Prefeitura oferece leitos de internação, inclusive com fototerapia; ambulatórios para crianças em situação de alto risco, de leite materno (orientações sobre amamentação), de neurologia, de cirurgia pediátrica, de cardiopediatria e de nutrição; acompanhamento de ganho de peso; e avaliação com fonoaudiólogo. O acolhimento é realizado até as mulheres estarem preparadas para irem para casa com seus filhos com saúde.