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DAE / SCS solicita apoio de munícipes para ter acesso aos hidrômetros

Autarquia estima que cerca de 1.600 localidades apresentam obstáculos aos leituristas. (Foto: Divulgação DAE/SCS)

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul tem trabalhado periodicamente na modernização e ampliação dos serviços de saneamento da cidade. Os resultados têm sido positivos, mas a autarquia tem encontrado diversos obstáculos para registrar o consumo de alguns munícipes. É preciso ressaltar que o leiturista deve conseguir visualizar, mensalmente, os números que marcam a evolução dos gastos e a numeração de série do hidrômetro, localizada na lateral do aparelho.
“Vários são os motivos que impedem de registrarmos, como hidrômetro instalado dentro do imóvel, locais vazios, ausência de moradores no momento da leitura e cães soltos. E, sem a correta medição do consumo, nossos profissionais não conseguem calcular a quantidade de água perdida durante o processo de distribuição e, portanto, não podemos adotar as ações necessárias, inclusive nos projetos e obras para melhorias no abastecimento”, explica o diretor geral do DAE/SCS, Welington Kalil.
De acordo com o artigo 73, alínea “a”, do decreto 9.104/05, que regula os serviços de água e esgoto no município, os consumidores que impedirem o livre acesso ao local do hidrômetro ou a inspeção das instalações prediais serão punidos com a multa por irregularidade no valor de R$ 260,58 (estabelecida pela Tabela II de Taxas e Multas de 2013) ou com a suspensão do fornecimento. A autarquia estará reforçando a obrigação por meio de mensagens destacadas nas contas. Vale lembrar que a data prevista para a próxima leitura sempre é impressa e indicada em todas as faturas.
Em São Caetano, ao todo, são 73 mil imóveis atendidos, entre residências, comércios e indústrias, ligados em 37 mil hidrômetros, num universo consumidor de 149 mil munícipes. O DAE/SCS estima que cerca de 1.600 localidades não oferecem livre acesso ao hidrômetro para o leiturista, impedindo que sua medição seja registrada.
“Isto representa quase 5% do número de ligações ativas no município. Nós temos a obrigação de realizar o cálculo pela leitura enquanto que os munícipes têm o direito de receber o demonstrativo com o real consumo do período. É a garantia da cobrança exata”, afirma Sonia Aparecida Nogueira, chefe da Divisão Comercial da autarquia.

Facilidade

Para facilitar a acessibilidade aos hidrômetros, os consumidores podem adquirir junto ao DAE/SCS uma caixa de proteção, que é fixada no muro voltada para a parte externa da residência, solicitar o croqui para o técnico e, posteriormente, o serviço de instalação do aparelho medidor. Ganham os dois lados, a autarquia por poder realizar a leitura e o munícipe que não terá o incomodo de alguém entrando em sua casa.
Mais informações, pelo telefone 2181-1800 ou pessoalmente na sede administrativa do DAE/SCS, situada na Avenida Fernando Simonsen, 303, Bairro Cerâmica. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

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