Segundo o parlamentar, que é médico pediatra, o exame é indolor e mede os níveis de oxigênio no sangue. Ele deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida e antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita. Com o diagnóstico precoce é possível aprofundar a investigação do problema e iniciar o tratamento.
“São inúmeras as pesquisas realizadas que apontam para os benefícios dessa prática nos bebês, no entanto, o exame de rotina é realizado somente no âmbito das UTIs neonatais, não se aplicando em berçários com bebês aparentemente normais”, destaca Rstom em sua justificativa. O vereador ressalta, ainda, que a oximetria de pulso é um procedimento de custo muito baixo, que pode salvar a vida de uma criança.
A área de saúde tem sido uma das prioridades do vereador Flávio Rstom (PTB), que está em seu sexto mandato de vereador. Dentre as propostas já apresentadas na Câmara Municipal, ele destaca o projeto de humanização da saúde (reformulado recentemente pelo prefeito Paulo Pinheiro), a ampliação no horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a criação do prontuário eletrônico no sistema público de saúde e a instalação de um ambulatório para tratamento de dores crônicas no município (ainda em fase de estudos pela administração).