X

Encontro de escritores do Dia da Mulher reúne grande público em São Caetano

Público compareceu em grande número para o primeiro encontro de escritores do ano. (Foto: Alexandre Yort/PMSCS)

Um grande público prestigiou, na noite de sexta-feira (8/3), o encontro de escritores especial do Dia Internacional da Mulher na Biblioteca Municipal Paul Harris, em São Caetano do Sul. O evento marcou o início das atividades da Academia Popular de Letras em 2013 e contou com a participação de diversas mulheres de destaque na região, como a vice-prefeita de São Caetano, Lucia Dal’Mas; a poetisa e pianista Lygia Ungaretti Paleo Konno; a advogada e teóloga Piedade Coelho; a autora Alcidéa Miguel de Souza; a poetisa Regine Wilston; a diretora da Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli; e a escritora e psicóloga Margarete Schiavinatto.
A presidente da Academia Popular de Letras e coordenadora das bibliotecas de São Caetano, Ana Maria Guimarães Rocha, abriu o evento convidando todos os presentes a uma reflexão sobre o significado do Dia Internacional da Mulher. “Eu faço parte de uma geração que lutou muito para que as mulheres tivessem liberdade. Agora o que temos de discutir é até que ponto as jovens de hoje estão aproveitando plenamente essa liberdade”, afirmou.
A vice-prefeita de São Caetano se emocionou ao homenagear sua mãe por conta do Dia da Mulher e reafirmou o compromisso da administração do prefeito Paulo Pinheiro com os moradores da cidade. “Nossa proposta é ajudar as pessoas que mais precisam, é trabalhar por São Caetano”, destacou Lucia Dal’Mas. Já a diretora da Educação sancaetanense, Ivone Braido, aproveitou a oportunidade para pedir empenho das mulheres em estimular a leitura. “O papel das mães é fundamental na educação das crianças e jovens.”
Após a fala inicial das mulheres que compuseram a mesa de honra do evento, elas responderam a perguntas do público e acompanharam as performances dos escritores da Academia Popular de Letras e também dos músicos Alex Bandeira, Mandy Souza, Elisangela Bandeira e Maria de Lourdes Novi. Também foram sorteados livros, textos alusivos ao Dia da Mulher e a tela Altivez Feminina, do escritor e artista plástico Aroldo Miguel.
“Além de ganharem flores, presentes e muita emoção, as mulheres fecharam um pacto de serem felizes, irmãs de almas, de lutarem pelos seus sonhos, de plantarem árvores, escreverem mais e sempre alimentarem o espírito, fazendo o que gostam, nunca aceitando a violência e a opressão e perseverando na certeza de serem tratadas como seres humanos, no que foram apoiadas por todos os homens presentes”, concluiu Ana Maria Guimarães Rocha.
Participantes – Também prestigiaram o evento do Dia da Mulher na Biblioteca Paul Harris Rosimar Bragança de Oliveira e Miriam Previato, da Agência de Administração e Desenvolvimento do Bairro Prosperidade, o vereador Carlos Humberto Seraphim e os escritores Aristides Theodoro, Iracema Régis, Sérgio Ballaminut, Vander Luis, Kiyoshi Ikeda, Rodrigo Feitosa, Isdemulo Perandin, Maria de Lourdes Vidal Chessa, Filomena Novi, Nilton José Vetorazzi, Luizinho Bastos, Eduardo Raciúnas, Lourdes de Vita, Marice Palmyra Cordeiro, Justina Forcelli, Carmem Sanches, Sônia Alba Vega Nahssen e Tadashi Konno, entre outros.
Imprensa:

This website uses cookies.