O Programa Ecotorcedor – O Futebol Paulista Sustentável, que conta com o apoio institucional da Federação Paulista de Futebol e o patrocínio da Tetra Pak, levará a sustentabilidade aos estádios durante o Campeonato Paulista Série A1 2013. A iniciativa da Manager Esportes, Netcommerce e WIdeias prevê a distribuição de 100 mil cartilhas educativas e visa engajar torcedores dos 20 clubes que disputam o título em uma sequência de atividades relacionadas à cidadania e meio ambiente.
No próximo domingo, 17 de março, quando acontece o jogo entre A.D São Caetano e S.E. Palmeiras, no Estádio Anacleto Campanella, os torcedores poderão levar embalagens recicláveis ao “ecoponto” instalado no local e trocar por pontuação no programa. Até o final do campeonato, em 19 de maio, serão desenvolvidas diversas ativações nas 17 cidades-sedes.
No dia 21 abril o Programa Ecotorcedor promove, ainda, o “Jogo Bem” entre A.D. São Caetano e Paulista F.C., em que os torcedores poderão trocar um par de embalagens recicláveis por ingressos e receberão pontuação para concorrer a outros prêmios no programa.
A interação com os participantes é realizada por meio do aplicativo Ecotorcedor, disponível na fan page do projeto na rede social Facebook, onde os interessados podem se cadastrar, acumular pontos e concorrer a prêmios ao participar de outras ações práticas e virtuais propostas (ver abaixo).
“O que estamos propondo é um trabalho de conscientização e participação proativa da sociedade paulista nas questões de sustentabilidade através de uma grande paixão, que é o futebol”, afirma Lívio Giosa, Coordenador Geral do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental, entidade apoiadora do projeto.
De acordo com Eduardo Eisler, Vice-presidente de Estratégia de Negócios da Tetra Pak, o esporte é um meio eficaz para promover a educação para a cidadania. “Aliando a sustentabilidade ao futebol, esperamos reforçar a mensagem da reciclagem e da coleta seletiva, e assim mobilizar as pessoas por esta importante causa”, afirma ele.
Jaime Franco, Diretor de Marketing da FPF, declarou que futuramente o programa deverá se estender aos 17 campeonatos realizados pela instituição, que hoje totalizam cerca de 5 mil jogos anualmente. “O papel da FPF transcende à função de meramente organizar jogos ou promover o entretenimento. Temos plena consciência da nossa responsabilidade como formadores de opinião e da oportunidade de propor junto à sociedade uma mudança de atitude em benefício de todos. O futebol será o fator de engajamento para uma nova política de sustentabilidade”, afirma.
Ações práticas
Coleta de resíduos sólidos
Entre as principais contribuições do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável está a instalação de Ecopontos para a coleta de resíduos nos estádios em um dos jogos de cada rodada do primeiro turno do Campeonato Paulista de Futebol Série A1 2013, que acontece de 20 de janeiro a 21 de abril em 17 cidades-sede, num total de 19 rodadas. A entrega de resíduos vale pontos para os torcedores, para os clubes e para as prefeituras, e o material será destinado à reciclagem por meio das cooperativas e catadores regionais.
Distribuição de cartilhas
Nos Ecopontos é realizada a distribuição de cartilhas educativas, que têm o objetivo de sensibilizar os torcedores sobre práticas sustentáveis.
Entre todas as cidades-sedes do Campeonato Paulista de Futebol serão distribuídas cerca de 100 mil exemplares da publicação.
Plantio de bosques urbanos
Outra grande iniciativa do projeto é o incentivo ao plantio de bosques urbanos em áreas especialmente identificadas nas respectivas cidades-sede. Cada município terá a responsabilidade de plantar árvores para iniciar seu bosque junto aos torcedores, que poderão acumular pontos ao participar do “Dia do Plantio”. Além do trabalho de conscientização junto às torcidas, esta ação tem o objetivo de compensar o CO2 emitido para realizar a competição e deixar em cada cidade um legado ambiental.
Doação de roupas, alimentos e brinquedos
A Prefeitura e os clubes são incentivados a promover a arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e brinquedos para distribuição às instituições e entidades de assistência social locais. A entrega destes recursos no “Dia das Doações“ também valerá pontos para o Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.
Fanáticos
Os 32 torcedores que comprovadamente tiverem maior assiduidade nos jogos do primeiro turno participarão de uma tarde de jogos festivos em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista 2013, além de receber prêmios e uniformes estilizados de acordo com seu time de coração.
Ações Virtuais
Seleção Sustentável
Os onze torcedores que mais acumularem pontos nas ações do programa formarão a Seleção Sustentável e serão premiados com tablet, smartphone, TV, vídeo game, notebook, kit ecotorcedor e bicicletas. Receberão também troféu e medalhas Tetra Pak, compostos de material reciclado.
Escola Sustentável
Adolescentes a partir dos treze anos de idade podem participar livremente do Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável, e serão estimulados através de campanhas nas redes de ensino a produzir vídeos sobre sustentabilidade. Os dez vídeos postados na fan page do programa que forem mais “curtidos” serão premiados, após análise da comissão julgadora, com kits dos patrocinadores e camisas oficiais dos clubes.
Ecopa
Os dezesseis primeiros colocados das seis torcidas que mais pontuarem no ranking geral do programa representarão o seu time do coração na Ecopa – torneio a ser realizado em um dos estádios oficiais do Campeonato Paulista, onde receberão uniformes estilizados do seu time do coração e kits com produtos dos patrocinadores.
Também participam da Ecopa duas equipes classificadas através do aplicativo “Meu Estádio”, que estará disponível na fan page do programa.
Bolão Ecotorcedor
Os torcedores acumulam pontos e ganham brindes exclusivos a cada rodada do campeonato ao arriscar palpites sobre os resultados dos jogos através do aplicativo “Bolão Ecotorcedor”, a ser acessado a partir da fan page do programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável.
Quiz Ecotorcedor
Através deste aplicativo, que também está disponível na fan page do programa, o ecotorcedor deve responder a questões sobre a história do Campeonato Paulista, sustentabilidade e meio ambiente, valendo pontos para a classificação geral e participação no sorteio de brindes exclusivos.
Sobre a Manager Esportes
Fundada em 2010, a empresa atua no ramo de marketing esportivo. Entre suas atividades estão a terceirização da gestão do futebol de clubes profissionais, marketing esportivo para clubes, confederações e atletas, captação de patrocínios, eventos esportivos, gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, criação e gestão de projetos com captação pelas leis de incentivo ao esporte.
www.manageresportes.com.br
Sobre a Netcommerce Marketing e Eventos
Atua na criação, viabilização, promoção e execução de projetos ligados a marketing e eventos especiais, aliando o desenvolvimento corporativo a estratégias fomentadoras de nichos específicos e agregando valores tangíveis e intangíveis à marca, produtos e serviços de seus clientes.
www.netcommercemkt.com.br
Sobre a WIdeais
A WIdeias é uma agência digital especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas e integradas de comunicação eletrônica através de plataformas como websites, hotsites, redes sociais e aplicativos, entre outras ferramentas.
www.wideias.com.br
Sobre a FPF – Federação Paulista de Futebol
A Federação Paulista de Futebol é a entidade máxima do futebol no Estado de São Paulo. Organiza todos os torneios oficiais que envolvem as equipes do Estado, como o Campeonato Paulista, a Copa São Paulo de Juniores (principal competição da categoria no país) e a Copa Paulista de Futebol. A Federação responde à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). www.fpf.org.br
Sobre a Tetra Pak
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com quase 22 mil funcionários em mais de 85 países, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O nosso slogan “PROTEGE O QUE É BOM” reflete nossa visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar. Mais informações sobre a Tetra Pak estão disponíveis no www.tetrapak.com.br.
O Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável tem ainda o apoio das Secretarias de Estado de Esporte, Lazer e Juventude; da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo; do Grupo ATK, do IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Socioambiental e do Museu do Futebol.
Serviço:
Programa Ecotorcedor – Futebol Paulista Sustentável
Início: 17 de janeiro de 2013, às 14h00
Término: 20 de maio de 2013, às 23h59
Informações e critérios de participação: www.ecotorcedor.com.br
Cadastramento: www.facebook.com/Ecotorcedor