X

Sesc São Caetano apresenta espetáculo Tentativa

Uma mulher em estado de irritação espera. Resolve, então, repassar sua vida para ver se encontra alguma razão para não explodir. Tem início um fluxo de pensamentos e lembranças. Esse registro de uma experiência humana, complexa e atual, dá início à peça Tentativa, com o Teatro do Arquipélago, texto de Tatiana Schunck e Henrique Schafer.
Segundo Schafer, a ideia original do texto surgiu da leitura de depoimentos de pessoas que sofrem do Transtorno de Boderline. “O relato dos sintomas causados pela doença dão a sensação de que ‘a vida incomoda’. Decidimos que aquele era o ponto de partida. No entanto, não queríamos tratar da doença, nem tão pouco, apresentar a biografia de um paciente com a síndrome”, explica o diretor. “Percebemos que muitos dos sintomas relatados são comuns a qualquer pessoa considerada normal, por isso, Tentativa fala da vida, do esforço pessoal em realizar e dar sentido a ela”, completa.
A encenação pauta-se pela simplicidade. A mulher encontra-se em um local não definido. Há poucos elementos em cena (uma cadeira e a própria arquitetura da sala). É uma área de espera, que comporta sentidos por parte do espectador. A ação se dá por um retângulo delimitado por uma parede e uma arquibancada que permita a proximidade da plateia. É um espaço que não se apresenta pronto, um vazio a ser preenchido pela ação que se desenvolve e pelo encontro entre ator e público.
A mulher/personagem fala de suas angústias, lembranças e pensamentos, ora diretamente para a plateia, ora para si mesma, como num surto. Pausas e silêncios que interrompem falas abrem brechas para que o espectador complete a dramaturgia, reconhecendo-se na situação. A experiência dessa mulher e seu estado são as bases que sustentam a peça. A luz não cria grandes efeitos, mas acentua a expressão do corpo da atriz.
Surgido em 2004, com a montagem do monólogo O Porco, o Arquipélago antes de ser um grupo, era uma ideia. Reunia pesquisadores de artes cênicas (“as ilhas”), que compartilhavam pensamentos e práticas comuns, sob a orientação e influência de Antônio Januzelli, ator, diretor e professor da Escola de Arte Dramática e do Departamento de Artes Cênicas da USP. É inspirado por essas práticas, que entre outras coisas, considera o corpo do ator como linguagem.

Serviço:
Tentativa
Dia 13 de abril de 2013, sábado, 20h
Direção: Henrique Schafer
Duração: 50 min.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
Ingressos: Grátis. Retirada de ingressos pela rede IngressoSesc a partir de 28/3
Local: Sesc São Caetano – Rua Piauí, 554 – SCS
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal sescsp.org.br.

Imprensa:

This website uses cookies.