X

Hospital da Mulher comemora Dia do Enfermeiro Obstetra

Celebrado em 12 de abril, o Dia Nacional de Enfermeiros Obstetras não passará em branco no Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André. Os cerca de 50 enfermeiros que atuam na instituição serão homenageados e terão mesa de café montada especialmente para a ocasião durante todo o dia.
Oportunidade para reunir as diferentes gerações que atuam no hospital, o evento será promovido pela diretoria técnica e de enfermagem. “O enfermeiro obstetra é um profissional que lida diretamente com as emoções dos pacientes e sempre deve estar disponível para atendê-los. Celebrar esta data é uma maneira de mostrar que no Hospital da Mulher de Santo André cuidamos e respeitamos esse profissional”, reflete Sonia Arceno, diretora de enfermagem do HM.
O enfermeiro obstetra é o profissional responsável pelos cuidados de enfermagem à mulher durante o ciclo reprodutivo e sua família, assim como ao recém-nascido, sendo legalmente habilitado para a assistência à gestação e ao parto normal e capacitado para avaliar eventuais riscos e complicações. Compete ao profissional promover, assistir e supervisionar os cuidados à mulher e à criança, considerando a gravidez como acontecimento natural na vida da mulher.
Essa área da enfermagem em parceria com a equipe médica é responsável pelo diagnóstico e tratamento da parte fisiológica e psicossocial das famílias com relação à procriação que vai desde o planejamento da gravidez até os três primeiros meses após o parto. Alguns princípios que orientam a profissão são a valorização do ser humano mais do que o tecnológico, o peso das decisões racionais relacionadas ao estado de gravidez da mulher e à chegada da criança, a saúde materno-infantil, entre outros.
A formação do enfermeiro obstetra deve capacitá-lo a ser um profissional diferenciado, que possa dar assistência de qualidade à mulher, respeitando a fisiologia e psicológica da paciente. O curso de enfermagem obstétrica tem o objetivo de treinar o profissional para esse fim.
“Queremos sensibilizar os profissionais da saúde a buscar qualificação. Dessa forma todos ganham, principalmente os usuários do Sistema Único de Saúde, que estarão sob cuidados de profissionais qualificados”, acrescenta Sonia Arceno.

Imprensa:

This website uses cookies.