A Cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo numa frequência que resulta em saúde, bem estar e harmonia.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viver. A luz solar se decompõe em sete raios principais, compreendidos pela percepção humana como as sete cores que compõem o arco Iris, distribuídos por todo o corpo físico e energético. Se houver desequilíbrio entre as cores as doenças aparecem. A Cromoterapia, terapia de aplicação das cores nas diferentes partes do corpo, reestabiliza o equilíbrio do organismo.
O físico Isaac Newton, nas suas pesquisas descobriu que a luz branca dos raios solares se decompunha em sete cores ao atravessar um prisma transparente. Provou que a luz solar compõe-se de uma mistura de radiações coloridas de comprimentos de ondas diferentes do espectro luminoso.
Na Cromoterapia o ser humano é visto como um todo e são pesquisados os motivos que levaram a pessoa a manifestar um desequilíbrio (doença). Na maioria das vezes chega-se a causa, em geral emocional, que acredita-se ser o grande causador de qualquer distúrbio.
Existem várias formas de aplicação das cores. Elas podem ser aplicadas a volta da pessoa que se propõe a receber a aplicação, na água e nos ambientes. As cores usadas são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo, violeta e rosa, que agem em diferentes pontos do corpo.
No dia a dia as cores fazem parte da nossa alimentação, do vestuário, dos objetos, da mobília, da decoração. Mesmo sem saber, ter consciência ou perceber somos influenciados pelas cores a todo instante, e por isso a necessidade de saber qual a área de atuação de cada uma delas e como aproveitar melhor destas influencias.
As cores e suas funções
A cor vermelha é considerada a primeira cor, é quente, energizante, vitalizante, chamativa, forte e com grande poder de atração. Estimula o chacra básico, a região genital, pernas e pés. É usada como vitalizante e estimulante do organismo, combate a anemia e a fraqueza e não pode ser usada quando houver febre.
A cor laranja é a segunda cor, está ligada ao chacra esplênico e vitaliza os órgãos do baixo ventre. Uma das suas funções é dissolver nódulos, cálculos e gordura localizada. Portanto é útil nos regimes de emagrecimento.
A cor amarela é a terceira cor, relacionada ao chacra umbilical e a toda área digestiva. É a cor da alegria, da comunicação e da atividade mental. Favorece o auto controle e atua, também no sistema respiratório como expectorante.
A cor verde é a quarta cor, esta relacionada ao chacra cardíaco, aos sistemas respiratório e circulatório. É a cor mais usada nos tratamentos com as cores devido seus inúmeros atributos. É bactericida, antisséptica e restauradora em qualquer quadro infeccioso.
A cor azul é a quinta cor e esta relacionada com o chacra laríngeo e com a área da fala e da garganta. Socorre nos casos de febre e dor, lubrifica as articulações. É a segunda cor mais utilizada nos tratamentos por ser o fixador de qualquer terapia, sendo sempre a ultima cor a ser aplicada no cliente.
A cor índigo (parecida com o azul jeans) é a sexta cor e está ligada ao chacra frontal, localizado no centro da testa e conhecido como terceiro olho. No corpo cuida dos problemas relacionados aos órgãos dos sentidos e estanca sangramentos, hemorragias e vômitos.
A cor violeta é a sétima e ultima cor e esta relacionada ao chacra coronário, localizado no alto da cabeça. É o antibiótico na Cromoterapia e inibe qualquer crescimento celular desordenado.
E por último, mas não menos importante temos a cor rosa, usada na maior parte dos tratamentos pois estimula a mudança de qualquer padrão vibratório anterior e que tenha levado a um desequilíbrio causando a doença. É especialmente usada em tratamentos cardíacos.
As cores podem ser usadas de diversas formas e uma das mais usadas é a água energizada pelas cores.
Quando estamos cansados podemos beber a água energizada com a cor verde, quando irritados, nervosos ou estressados podemos beber a água energizada com a cor azul e quando queremos emagrecer podemos fazer uso da água laranja.
Para obter qualquer uma destas águas energizadas a receita é bem simples. Obtenha uma garrafa de vidro transparente ou uma jarra também de vidro transparente. Encha de água. Compre uma folha de papel celofane na cor escolhida e embrulhe a jarra / garrafa, já cheia de água, com o papel. Exponha a jarra / garrafa embrulhada ao sol no horário das 10 às 12 horas. Retire o papel e comece a tomar a água.
A água energizada com a cor verde pode ser bebida ao longo do dia. Beba até 6 xícaras de café. A água azul pode ser ingerida na mesma quantidade porém comece a ingeri-la a partir das 15 horas. E a água laranja só pode ser ingerida até 18 horas e comece bebendo 3 xícaras de café ao longo do dia, durante os três primeiros dias de uso. Após o terceiro dia aumente o consumo para 4 xícaras e continue assim por pelo menos duas semanas antes de aumentar o consumo da água laranja.