Evento tem como objetivo discutir, juntamente com a comunidade, propostas para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade
O chefe do Executivo ainda anunciou que a Câmara dos Vereadores receberá, em breve, o projeto de lei estabelecendo o IPTU progressivo, que será mais uma ferramenta para colocar em prática o decreto assinado nesta sexta-feira (19), estabelecendo a regulamentação do Parcelamento, Edificação e Utilização Compulsórios (PEUC) de áreas ociosas da cidade.
O secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Buso, falou sobre os avanços conquistados nos últimos anos na área urbanística, como a aprovação, em dezembro de 2011, do Plano Diretor, que é instrumento básico na política de desenvolvimento e expansão urbana e que norteará o planejamento do município nos próximos dez anos. “Aqui em São Bernardo a reforma urbana está a todo vapor. Portanto, nossa tarefa é compartilhar as nossas experiências exitosas, discutir e implementar a reforma urbana no estado de São Paulo e País”, concluiu.
Após a abertura os participantes assistiram à palestra do vereador de São Paulo, mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela USP, Nabil Bonduki, sobre o tema da 5ª Conferência Nacional das Cidades: ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!’. Bonduki ressaltou a necessidade da integração das políticas urbanas com as políticas setoriais. “As políticas urbanas precisam ser articuladas com as políticas de habitação, de mobilidade e de saneamento. A discussão que precisamos ter é qual o caminho para chegar a esse resultado”, frisou.
O evento também contou com a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Marcos Camargo Campagnoni, do membro da coordenadoria executiva da 5ª Conferência Nacional das Cidades e do Conselho Nacional das Cidades, Antonio Cosme de Almeida, da deputada estadual Ana do Carmo, vereadores e secretários municipais.
Conferência – O objetivo do encontro é oferecer um espaço onde poder público e moradores possam discutir, juntos, como assegurar o desenvolvimento urbano sustentável de São Bernardo. Durante a Conferência, representantes do governo e de diferentes segmentos da sociedade civil vão debater e elaborar propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional das Cidades. Também serão eleitos 60 delegados para representar o município no encontro Estadual, que será realizado de 26 a 28 de setembro, no Memorial da América Latina.