A cidade de São Caetano do Sul foi contemplada pelo Ministério do Esporte no programa que da apoio aos equipamentos públicos que estão no catálogo de Centro de Treinamento e visa estruturação do complexo esportivo como forma de garantir a nacionalização da Copa do Mundo e a adequação aos critérios para recepcionar as seleções durante o Mundial de 2014.
O valor destinado para a cidade é de seis milhões de reais e servirá para melhorias no Estádio Anacleto Campanela, que ganhará novos vestiários, gramado, instalações internas, sala de fisioterapia, ginástica, sala de imprensa, dentre outras necessidades que o mesmo demanda atualmente.
O início do processo se deu após a vinda do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em meados de janeiro. Desde então o Secretário de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, trabalhou junto ao ministério em diversas reuniões e visitas de técnicos, para que a cidade fosse beneficiada com este recurso.
“Trata-se de algo importante para a história do país e São Caetano do Sul jamais poderia ficar de fora. O ministério tem sido muito criterioso na avaliação das cidades nesse processo que envolve a Copa do Mundo de 2014 e muito nos alegra saber que estamos fazendo parte de um seleto grupo de cidades do Brasil que estão sendo beneficiadas por recursos federais”, comentou Gilmar Tadeu.
Essa iniciativa do Governo Federal é voltada somente para os equipamentos esportivos públicos, já que boa parte destes, sobrevivem com sérias restrições decorrente a alta quantidade de atribuições e obrigações, provenientes dos programas voltados a sociedade.
O próximo passo da Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano do Sul no que tange esse programa é detalhar o projeto e estruturar sua operacionalização, além é claro de também amplificar suas ações quanto a relação internacional junto a confederações de futebol dos países que disputarão a Copa do Mundo.
A cidade já recebeu algumas consultas e visitas e entende que precisa buscar uma relação com os responsáveis das seleções. “Não podemos estar esperando, todos estão trabalhando muito e nossa cidade está atuando em uma estratégia ativa de buscar e provocar oportunidades junto a dirigentes de vários países”, declarou o Secretário Gilmar Tadeu Ribeiro Alves.
Além da seleção italiana que já visitou a cidade, o Secretário de Esporte e Turismo espera usar suas relações adquiridas quando então Secretário da Copa do Mundo na cidade de São Paulo, para gerar novas visitas e por consequência, expor cada vez mais a capacidade técnica e de estrutura que São Caetano do Sul tem para todo o mundo.
Sendo escolhida para abrigar uma seleção a cidade ganha não só uma visibilidade internacional em parâmetros gigantescos, dada a exposição gerada pela cobertura jornalística de uma Copa do Mundo, mas também uma movimentação extremamente significativa no comércio local e serviços, por conta da grande presença de profissionais de imprensa e torcedores na região.
CTS
Os Centros de Treinamento de Seleções são locais que servem como base de um time durante a Copa do Mundo e são gerenciados pelas próprias seleções. Toda a estrutura é montada pelas equipes. São compostos por um local de treinamento e um hotel oficial. A escolha dos CTS que constam do catálogo da FIFA é feita unicamente pelas delegações classificadas para a Copa do Mundo.