X

Prefeitura de São Bernardo educa para um trânsito mais seguro

Conjunto de atividades desenvolvidas no Centro de Reflexão de Trânsito tem contribuído para a redução dos índices de acidentes

Estimular a convivência mais pacífica e segura entre motoristas e pedestres é o objetivo do programa Mobilidade para a Cidadania. Desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo, ele prevê, entre outras ações, a realização de diversas atividades educativas no Centro de Reflexão de Trânsito (CRT). O programa também vem contribuindo para a redução dos índices de acidentes. Dados do serviço de Estatísticas e Índices Gerais do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura apontam que nos últimos dois anos houve queda de 23% no número de acidentes na cidade.
Entre as principais atividades desenvolvidas estão as visitas ao CRT agendadas pelas escolas. Durante as duas horas e meia de atividades, os alunos participam de uma vivência no circuito aberto, passando por experiências no trânsito no papel de ciclistas, pedestres e passageiros. Além de aprenderem as regras básicas, as crianças são estimuladas a reconhecer os equipamentos e a sinalização de trânsito, como semáforos e faixa de pedestre.
Outra dinâmica muito apreciada pelos alunos é a simulação de uma situação de trânsito em uma cidade montada por eles com peças da Lego, uma atividade lúdica que estimula as crianças a refletir e repensar seu papel no trânsito e na cidade.
Desde 2009, o Serviço de Educação para o Trânsito, que coordena o programa, já fez mais de 80 mil atendimentos, entre alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade. Também são feitas palestras para empresas e universidades com o intuito de passar orientações e informações para uma melhor convivência no trânsito.
Segundo a coordenadora do programa Mobilidade para a Cidadania, Valdênia Santos, nas atividades são passados conceitos como a importância de garantir a segurança durante o trajeto, tanto motoristas quanto pedestres e ciclistas. “Essa consciência é fundamental para um trânsito mais seguro e a consequente redução de acidentes”, ressalta.
Os interessados em participar das atividades desenvolvidas no CRT devem ligar para 4126-2900. O Centro fica na Rua Humberto Luis Gastaldo, 40, no Parque São Diogo.
Durante as férias, o programa é desenvolvido de forma descentralizada, em diversas regiões da cidade, por meio do programa ‘Tempo de Férias’.
Capacitação para professores – Como parte do programa, é oferecido aos professores o curso de Formação de Multiplicadores. A ideia é fornecer aos educadores subsídios para que possam inserir no currículo escolar questão relativas a trânsito e mobilidade. Até agora, 250 professores da cidade participaram da capacitação.

Imprensa:

This website uses cookies.