“Durante o convívio com esse pessoal, pude ver que muitos daqueles que não enxergam são dependentes de terceiros para os deslocamentos”, explica Ademir Mulero, assessor da Secretaria. “Nosso objetivo é tornar esses cidadãos mais livres e independentes”, completa.
Segundo a professora Selma Silvestre, a princípio as aulas serão ministradas de forma coletiva, com uso de técnicas específicas de locomoção, e, num segundo momento, individualmente. “Quero entender quais são as necessidades de cada aluno para que possamos desempenhar um trabalho eficaz, de acordo com o estilo de vida e rotina da pessoa”, detalha. “Além de explorar o espaço físico do CISE, iremos às ruas para percorrer as calçadas, subir escadas e enfrentar os obstáculos reais das cidades.”
A Secretaria Municipal destaca, também, a importante parceria com a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual Laramara, que doou bengalas longas com tamanho adequado de acordo com a altura dos alunos.
Aprovação – A iniciativa recebeu aprovação das pessoas com deficiência visual. “É muito bom ver que estão pensando em nós. Nunca fomos tão bem assistidos”, declara Bernadete Cimenti, 53 anos, que desde 2001 perdeu gradativamente a visão. Para Edna Nascimento, de 54 anos, o projeto vai contribuir para superar traumas: “Tenho medo de degrau e escadas, mas vou me empenhar para enfrentar essas dificuldades.”
Aulas – As aulas serão realizadas todas as quintas-feiras, das 14 às 15 horas, no CISE João Castaldelli, na Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico, para deficientes visuais de todas as idades. Para participar é preciso ser morador de São Caetano e se inscrever na Secretaria Municipal das Pessoas com Deficiência, localizada na Rua Major Carlo Del Prete, 651 (dentro Atende Fácil). Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 4227-7702.