Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleto Campanella, de São Caetano do Sul, tiveram uma experiência nova na última quinta-feira (9/5). Como parte das atividades da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), os estudantes lançaram, do heliponto do Espaço Verde Chico Mendes, um foguete construído por eles próprios após muita pesquisa e estudos.
A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento aberto às escolas previamente cadastradas na OBA. As duas iniciativas buscam estimular o estudo de assuntos relacionados à astronomia e astronáutica por alunos da Educação Básica, levando os jovens a reconhecer as estrelas e os planetas no céu em sua cidade ou a estudar os fatores que influenciam no lançamento de um foguete, por exemplo.
Para a 16ª edição da OBA, a equipe pedagógica da EMEF Anacleto Campanella participou pela primeira vez da Mostra Brasileira de Foguetes, em ações interdisciplinares de Ciências e Geografia. Os trabalhos iniciaram-se em abril, com a preparação dos alunos para a Olimpíada e o estudo para a confecção dos foguetes. O trabalho durou algumas semanas e eventos testes foram realizados na escola, culminando com o lançamento do foguete.
A diretora da escola, Alexandra de Jesus Auger, destacou que a ação foi importante por promover o encontro da teoria com a prática – ela foi a responsável pelo comando de lançar o foguete na quinta-feira. Os alunos não esconderam a empolgação com a atividade. Para Julia Liberato Sanches, do 9º ano, o lançamento do foguete vai ficar marcado em sua vida estudantil.
“A participação ativa na Mostra Brasileira de Foguetes motiva os alunos a se envolverem ainda mais nas olimpíadas acadêmicas, que são tão significativas na vida escolar desses jovens”, ressaltou Fabio Toro, coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II da EMEF Anacleto Campanella.