Mais de 600 moradores compareceram à 9ª plenária do PPA Participativo; temas escolhidos como prioridade foram segurança, inclusão social, saúde e educação
O processo participativo de elaboração do PPA em curso em São Bernardo, onde a definição das prioridades de investimento para os próximos quatro anos é realizada pela Prefeitura em conjunto com a população, foi muito elogiado.
“Nos últimos quatro anos muita gente aprendeu na prática o significado da palavra participação. No começo, muitos ainda duvidavam, mas, hoje, as realizações que estão sendo feitas na nossa cidade, várias delas frutos do PPA e do OP, não deixam dúvidas que esse é o caminho. Esse governo está de parabéns”, elogiou Edson Adriano da Silva, morador do bairro Baraldi.
Quem também destacou a gestão participativa na cidade foi Maria Aparecida Santos. Segundo ela, que mora na Vila São José há mais de 30 anos, mais do que ser ouvida, a população decide diretamente sobre investimentos e o planejamento da cidade.
“Qual morador não se sente cidadão quando opina e presencia que sua sugestão foi acatada pela Prefeitura? Quer melhor exemplo de participação direta da população do que o PPA? Essa plenária lotada nesta noite é resposta de que esse é o caminho certo”, afirma.
Para o chefe do Executivo, o planejamento iniciado em 2009, com a realização do primeiro PPA Participativo na cidade, resultou em muitas conquistas. “Esse processo pensa a cidade em curto, médio e longo prazo. Dessa forma construímos uma São Bernardo cada vez melhor de se viver hoje e para as futuras gerações”, ressaltou Marinho.
Prestação de Contas – Na ocasião, o prefeito esclareceu aos presentes que algumas das demandas escolhidas pela população da região durante o Orçamento Participativo já foram entregues pela Administração. O novo acesso do Parque Selecta e a Revitalização da Praça dos Trabalhadores foram alguns dos exemplos citados na plenária.
Gestão Participativa – Este é o segundo PPA Participativo realizado pela Prefeitura de São Bernardo. O primeiro ocorreu em 2009, quando foram definidas as prioridades para o período de 2010 a 2013. Na ocasião, as 29 plenárias originaram 88 programas, que definiram as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte.
Alguns resultados concretos do primeiro PPA são a construção do Hospital de Clínicas, das UPAs, UBSs, Centros Educacionais Unificados (CEUs), novas Escolas de Educação Básica (Emebs) e mais de 3,8 mil moradias.
Nesta terça-feira (14/5), o PPA Participativo de São Bernardo será realizado na Emeb Prefeito Aldino Pinotti, às 19h, na Rua Antônio Simionato, 103, no Bairro Santa Terezinha.